AERONAVES SAIRÃO DE MANAUS PARA TRANSPORTAR CORPOS DE VÍTIMAS DE ACIDENTE AÉREO




Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica informaram que uma equipe do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento auxiliará no resgate e translado dos corpos dos brasileiros
A aeronave, que realizará o translado dos corpos das vítimas do acidente aéreo que transportava a delegação do time Chapecoense e profissionais da imprensa, estava pronta para decolar de Manaus às 5h desta quarta-feira (30) e aguarda liberação por órgãos competentes da Colômbia, segundo informações do brigadeiro Waldeísio Campos, comandante do 7º Comando Aéreo Regional (Comar). A aeronave chegou às 20h desta terça-feira ao aeroporto da base aérea em Manaus.
Uma aeronave Hércules c-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) já estava de prontidão em Manaus, porém, estava em missão na Amazônia. O outro Hércules que irá para Medellín veio do Rio de Janeiro para realizar o translado dos corpos.
"A aeronave chegou pra ser acionada amanhã (quarta), a partir da ordem que receberá quando as providências lá no local (Colômbia) estiverem tomadas e ela possa ser útil no translado dos nossos brasileiros que estão lá e que sofreram esse acidente", disse Campos, acrescentando que a outra aeronave que já se encontrava em Manaus permanecerá de prontidão.
Campos explicou que Manaus é um ponto estratégico para a missão devido a proximidade à Colômbia e o apoio logístico da base aérea no local. "Além de ser um posto técnico para reabastecer e onde tem apoio da base aérea de Manaus, também fica muito mais próximo do destino e onde nós poderemos atender com mais destreza quando for liberado a decolagem dessa aeronave, que deve ocorrer amanhã", declarou.
Durante a coletiva realizada à imprensa, o comandante lamentou o acidente aéreo que matou mais de 70 pessoas.
"Nós estamos consternados com o que ocorreu porque é um momento de grande aflição e onde aflorara a sensibilidade de todo bom cidadão. Não  importa se ele é esportista, gosta de futebol ou qualquer outro tipo de esporte, trata-se de pessoas brasileiras, pessoas ligadas à sociedade de Chapecó. Nós também dividimos esse momento de tristeza é duro para todos nós que temos que realizar essa missão", disse.
Duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) ficarão de prontidão em Manaus para trazer de volta ao Brasil os corpos dos jogadores da Chapecoense (SC) e das outras vítimas do acidente aéreo ocorrido em Medellín, na Colômbia, na madrugada desta terça-feira (29). Em nota oficial, o Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica informou que uma equipe de profissionais especializados em resgate, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), irá auxiliar no resgate e translado dos corpos dos brasileiros.
O Ministério de Defesa também disponibilizará mais duas aeronaves para transportar familiares das vítimas e equipes de militares até a Colômbia. Em entrevista à Globo News, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, declarou que um avião C-99 da FAB irá sair nesta terça-feira para São Paulo transportando 13 pessoas, entre as quais o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, para o território colombiano. A outra aeronave decolará Base Aérea do Rio de Janeiro para transportar os familiares das vítimas.
O DIÁRIO entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério da Defesa. Mas conforme o órgão, ainda não tem data e nem horário definidos para as aeronaves C-130 Hércules deixarem a base em Manaus. A previsão é que a viagem que trará as vítimas do acidente com a delegação da Chapecoense saia da capital do Amazonas nesta quarta-feira.
“Estamos levando o prefeito de Chapecó e familiares até Medellín. Além disso, um Hércules C-130 está em Manaus pronto para trazer os corpos, o que deve demorar um pouco por causa da identificação, lacre das urnas, etc e tal. Além disso, outras duas aeronaves encontram-se em sobreaviso para atender as necessidades”, disse o ministro Jungmann, que se encontra em Recife (PE), ao site oficial do Ministério da Defesa.
O time do Chapecoense embarcou para a cidade de Medellín, na Colômbia, nesta segunda-feira (28) à noite, saindo de São Paulo, para disputar o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. O grupo pegou um voo fretado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín, quando ocorreu o acidente próximo ao aeroporto da cidade colombiana.

Fonte/Foto: new.d24am.com/Eraldo Lopes

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.