PROPAGANDA ELEITORAL TEM A MESMA FÓRMULA BATIDA
O
primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão não teve
muitas novidades em relação aos anos anteriores. A avaliação é do cientista
político Luiz Feitosa. Para ele, como já era previsto, a maioria dos candidatos
usou o tempo para se apresentar ao eleitor, enquanto o atual gestor municipal
optou em prestar contas do primeiro mandato. Apenas um candidato chamou a
população para o debate político e outro apresentou propostas.
“O
primeiro dia foi de mais apresentações e menos propostas. A tendência é que o
conteúdo programático mais forte venha para os próximos dias”, diz Luiz
Feitosa. Além de ter o tempo reduzido de 30 para dez minutos, a propaganda
eleitoral deste ano tem o desafio de concorrer com a internet. “Esta será a
eleição das redes sociais, que certamente vão desbancar a TV. Vai ser muito
mais cômodo para o eleitor acompanhar a tudo pelo celular”, afirma Luiz
Feitosa.
INTERATIVIDADE
Além
disso, na internet, o eleitor tem a opção de interagir, de discordar e sugerir
propostas diariamente e de forma instantânea. A mudança vai exigir do candidato
carisma e conteúdo para defender a candidatura e prestar contas das ações o
tempo todo. A dica do especialista é contratar um webmaster, profissional
responsável pelo planejamento e alimentação do conteúdo para a internet.
Mulheres
e jovens são a maioria dos eleitores e são também os que mais acessam a rede,
por isso os candidatos devem dar mais atenção para esses dois segmentos. A
professora Gorett Ferreira, 49, diz que vai acompanhar tudo pelo celular. “Na
TV, todos falam a mesma coisa, sem nenhum atrativo. Prefiro ver nas redes
sociais e pelo celular, pois posso acompanhar a qualquer momento do dia”,
justifica.
Fonte/Foto: Leidemar Oliveira - Diário do
Pará/Celso Rodrigues

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