EM PARINTINS-AM, PROCISSÃO REUNIU MILHARES DE FIÉIS EM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DO CARMO




De acordo com estimativa da polícia militar cerca de 35 mil fiéis participaram do cortejo formado por parintinenses e caravanas de outras cidades e até de outros estados
A multidão presente na procissão de Nossa Senhora do Carmo, no encerramento da Festa da padroeira de Parintins, na noite de 16 de julho, foi a prova da devoção e demonstração de fé do povo católico parintinense à Virgem do Carmelo. De acordo com estimativa da polícia militar cerca de 35 mil fiéis participaram do cortejo formado por parintinenses e caravanas de outras cidades e até de outros estados.
Procissão reúne milhares de fiéis em homenagem a Nossa Senhora do Carmo
A participação na procissão de encerramento dos festejos à Nossa Senhora do Carmo é o momento em que muitos devotos renovam as promessas, rendem agradecimentos e pedem novas graças a santa protetora dos parintinenses. Durante todo o percurso, desde a catedral matriz, percorrendo a avenida Amazonas, rua Rio Branco, Bolevard 14 de Maio, rua João Melo com chega na igreja matriz, muitos fiéis carregavam rosas amarelas, bandeirolas alusivas a santa e cata-ventos em um sinal de veneração e adoração.
O andor de Nossa Senhora seguiu todo o trajeto carregado pelos ombros de centenas de pagadores de promessas, que de momento em momento arrevesavam o peso da estrutura do andor. Muitos fiéis participaram com a família inteira para homenagear a santa em seu dia. Um grupo de cadeirantes ganhou um espaço especial na caminhada e participou ativamente de toda a programação religiosa. Crianças vestidas de anjos, devotos carregando tijolos e caminhando descalços e até adultos com vestimentas de anjos fizeram questão de participar em todo o cortejo, em cumprimento a promessas.
Em todas as ruas onde passava a procissão as casas estavam enfeitadas com imagens de Nossa Senhora, decorações com faixas amarelas, iluminação coloridas e até crianças vestidas de santa. Em cima do trio elétrico o grupo de louvor da catedral entoava os cânticos tradicionais em celebração à Nossa Senhora, sempre a acompanhados pelos milhares de fiéis. A s orações se dividiam entre a reza do terço com as Ave-Maria, Pai-Nosso e Creio em Deus Pai.
A celebração de procissão foi presidida pelo bispo da Diocese de Parintins, Dom Giuliano Frigeni e concelebrada pelos padres diocesanos. Os movimentos e congregações católicas tiveram uma participação primordial na caminhada, entre os quais os Marianos, Coroinhas, Apostolados da Oração, grupos de jovens, Terço dos Homens e pastorais.
Ao final do cortejo religioso à Nossa Senhora do Carmo, a celebração eucarística foi realizada na igreja matriz. A catedral da padroeira da Diocese de Parintins ficou lotada por milhares de seguidores da Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte/Foto: Repórter Parintins/Marcondes Maciel

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.