SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA É DECRETADA EM MONTE ALEGRE, OESTE DO PARÁ


Ponte foi arrastada pela enxurrada.

O decreto foi assinado na noite de quarta-feira pelo prefeito da cidade.
Documento classificada e codificada a situação por enxurradas.
O decreto de situação de emergência foi assinado na noite de quarta-feira (4) pelo prefeito de Monte Alegre, oeste do Pará. O município foi enquadrado nessa situação por ter sido afetado pelas enxurradas.
De acordo com o decreto, Monte Alegre é caracterizada com topografia acidentada, ou seja, com vários aclives e declives que contribuem para o acúmulo de água em algumas áreas o que provoca o surgimento de enxurradas com o alto índice de precipitação pluviométrica na região.
O relatório sobre a situação da cidade foi encaminhado para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil por meio do Serviço Geológico do Brasil que conclui  ameaça de risco devido aos danos causados na cidade é muito alto.
Diversos bairros foram afetados tanto da zona urbana quanto rural. Entre os danos ocasionados pelas fortes chuvas foram identificadas 8 casas destruídas, mais de 42 danificadas, aproximadamente 700 em situação de risco. Além dos patrimônios públicos afetados como escolas e centros municipais de educação, centros e postos de saúde, sistema de abastecimento de água e energia, esgoto pluvial, ruas e logradouros.
Ainda segundo o decreto, mais de 4 mil alunos estão sem aulas devido a intrafegabilidade das estradas e vicinais ocasionada pelas enxurradas.
A partir de agora todos os órgãos municipais se mobilizarão sob a coordenação da Defesa Civil municipal para reabilitação e reconstrução do cenário. Foram convocados também voluntários para campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade com o intuito de prestar assistência à população.

Fonte/Foto: G1 Santarém/Defesa Civil de Monte Alegre


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.