CHEGADA DO VERÃO IMPULSIONA O USO DE VENTILADORES E ARES-CONDICIONADOS. QUAL A MELHOR OPÇÃO?



Especialistas comentam qual a melhor opção para não comprometer o orçamento doméstico
Os meses de maio e junho são caracterizados pela chegada das altas temperaturas do verão amazônico, no qual ocorre a transição do período chuvoso para o período seco. Diante desse cenário, a utilização de ventiladores e ar condicionado tende a aumentar nessa época do ano. E os consumidores devem ficar atentos às melhores opções para que não sejam surpreendidos com aumentos na conta de energia, em função do uso dos eletrodomésticos.
Os ventiladores costumam encabeçar a lista dos preferidos da população por terem baixo valor no mercado, várias opções de fácil instalação, consumo de energia relativamente pequeno e por não terem, praticamente, a necessidade de uma manutenção periódica. Porém, por não serem equipamentos que combatem totalmente as altas temperaturas, algumas pessoas investem um pouco mais e optam pelos aparelhos de ares-condicionados. Mas ao contrário dos ventiladores, o preço para aquisição do aparelho e instalação é alto, além do aumento de consumo de energia elétrica.
Por esse lado, o engenheiro eletricista Júlio Cesar, da Celpa, orienta que a melhor solução seria ter os dois aparelhos. “O ar condicionado pode servir de reserva para ocasiões mais apropriadas, e o ventilador pode ser utilizado em uso contínuo. Ambos os aparelhos podem ser intercalados, diminuindo os gastos com a conta de energia elétrica, em comparação ao consumo somente do ar condicionado. Em dias de chuva, por exemplo, ou parte da madrugada, o ar pode ser substituído pelo ventilador”, diz o engenheiro.
A dona de casa Ana Claudia Ruffeil, que mora com seu marido e dois filhos, teve que alterar a rotina, para que o valor de sua fatura de energia ficasse adequada ao orçamento mensal. “Usamos o ventilador pela parte da tarde e de noite eu ligo o ar. Desta forma conseguimos economizar no consumo de energia e não sofremos com o calor”, explicou Ana Claudia.
Segundo o site Guia Ventiladores, um ventilador de 45W de potência – capacidade mais comum destes aparelhos, utilizado durante 8 horas por dia durante todo o mês, o consumo médio será de 10,8 KWh/mês. Já um ar condicionado do tipo Split, de 7.500 BTU e 770W de potência, com essa mesma rotina de uso, consumirá 184,8 KWh/mês.

Outra dica importante sobre o uso de ar-condicionado está relacionada às funcionalidades do aparelho. Quando o eletrodoméstico ficar ligado por longos períodos, é importante que possuam a função Inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. Além disso, os filtros devem ser limpos periodicamente e as portas e janelas devem estar fechados durante o uso.

Fonte: Assessoria de Imprensa- Celpa 
Contatos: Cora Coralina / Jamylle Vieira / Anselmo Monteiro
Telefone: (91) 3210.6703 /3210.6781 /9 8871.4539/ 9 8871.2147/ 9 8100.8842
Central de Atendimento ao Cliente: 0800 091 0196

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.