CATÓLICOS DE MANAUS SE PREPARAM PARA CORPUS CHRISTI; VEJA PROGRAMAÇÃO


Celebração lembra a Ressurreição de Jesus Cristo

Festa tem como tema 'Eucaristia, fonte de misericórdia'.
Liturgia é uma das mais antigas da Igreja Católica.
Fiéis católicos de Manaus celebram, nesta quinta-feira (26), o Corpo e Sangue de Cristo, o Corpus Christi. A liturgia é uma das mais antigas da Igreja Católica e gira em torno da Eucaristia, que segundo os cristãos é o próprio corpo de Cristo, dado por Ele aos seus discípulos na última ceia. Confira abaixo a programação de eventos programados para Manaus.
A festa acontece na quinta-feira após a liturgia da Santíssima Trindade e faz alusão ao dia santo, quando, segundo a Igreja, ocorreu a ceia derradeira, onde o “cordeiro” foi imolado. O rito é um pedido do próprio Jesus, que manifestou seu desejo de ser lembrado no pão e no vinho.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebido. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55-59).
A liturgia de Corpus Christi teve início na Bélgica, no século XIII, quando uma freira afirmou ter tido visões de Jesus demonstrando-lhe o desejo que a Eucaristia fosse celebrada com mais vigor pelos fiéis. Após inúmeros pedidos e casos de aparições do próprio Cristo, pedindo que a festa fosse celebrada, o Papa Urbano IV, em 1264, através de uma bula papal, estendeu-a para toda a Igreja.
Programação em Manaus
A festa tem como tema “Eucaristia, fonte de misericórdia” e faz uma alusão ao Jubileu da Misericórdia, promulgado pelo papa Francisco no final do ano passado. A programação envolve Celebrações Eucarísticas, além da tradicional procissão com o Corpo de Cristo, pelas principais vias da cidade. Confira:

07h30: Celebração Eucarística, na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

10h00: Celebração Eucarística, na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

16h00: Celebração Campal, presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sério Castriani, na frente do IEA (Rua Ramos Ferreira).

17h30: Solene Procissão até o Santuário de Fátima, na Praça 14

18h30: Adoração Eucarística e Bênção do Santíssimo, no Santuário.

Fonte/Foto: G1 AM/Sérgio Victor

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.