EM SANTARÉM, PRIMEIRA EDIÇÃO DOS JOGOS INDÍGENAS DO TAPAJÓS TEM INÍCIO HOJE




Evento conta com a participação de 13 povos indígenas da região. Jogos começam apenas em maio e as finais serão realizadas julho na vila de Alter do Chão
No dia 19 de abril é celebrado o dia do Índio e em Santarém a data não passará despercebida, pois nesta terça-feira será aberta oficialmente a primeira edição dos Jogos Indígenas do Tapajós (Jibat). O evento terá início com uma programação cultural ao longo deste dia e apenas no mês de maio os jogos começarão. O I Jibat contará com a participação de 13 povos indígenas – de três cidades da região Oeste do Pará – e terá a disputa de 10 modalidades esportivas.

A programação inicia na manhã desta terça-feira (19), com café da manhã, no Parque da Cidade. Logo após será realizada um roda de conversa para debater a conjuntura política indígena do Baixo Tapajós. Pela tarde, haverá apresentação de dança indígena, no Centro de Artesanato Cristo Rei - localizado na Avenida Barão de Santarém e em seguida as delegações seguem em direção ao Parque da Cidade novamente. Lá, haverá a apresentação das equipes e pronunciamento das autoridades. 
O encerramento da programação será realizado no início da noite, com o ritual de abertura e levantamento do Marco Histórico dos Jogos, seguido pela apresentação das modalidades e o Ritual do Fogo. Segundo um dos organizadores do evento, Marcelo Borari, o Jibat visa promover a confraternização entre a comunidade indígena na região Oeste do Pará.
- A princípio, a ideia de fazer os jogos surgiu a partir do contexto da educação, mas acabamos tendo que expandir para os indígenas que não estavam dentro da sala de aula. Um dos nossos principais objetivos é a visibilidade cultural dos nossos povos indígenas, que até então tem uma visão muito atrelada do caboclo e do ribeirinho, quando na verdade são indígenas – comenta Marcelo Borari. 
Mesmo com a abertura dos Jogos Indígenas do Tapajós sendo realizada nesta terça-feira, as competições só terão início no mês de maio, o que segundo a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), se dá por conta de questões logísticas. Com isso, as eliminatórias das equipes do Tapajós serão realizadas dias 07 e 08 de maio; Arapiuns, dias 21 e 22 de maio; Flona Tapajós, dias 04 e 05 de junho; e, Planalto, dias 18 e 19 de junho. As finais serão disputadas nos dias 09 e 10 de julho, na Vila de Alter do Chão, como parte da programação do Festival Borari.
Participam do evento 13 povos Indígenas das cidades de Santarém, Belterra e Aveiro. Segundo Marcelo Borari, a ideia dos organizadores é que o Jibat seja realizado anualmente neste período. Nesta primeira edição, o evento conta com as seguintes modalidades: futebol, canoagem, natação, peconha (subir em palmeira), lança, arco e flecha, corrida de resistência, corrida de velocidade, corrida com tora e embira de guerra.

Fonte/Foto: GloboEsporte.com - Santarém PA/Marcelo Camargo – Ag. Brasil

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.