SIMINERAL LANÇA 5º ANUÁRIO MINERAL DO PARÁ DIA 17 DE MARÇO




Sindicato reúne na publicação um balanço completo da mineração paraense, incluindo as projeções de crescimento do setor para os próximos anos.
O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) lança dia 17 de março o 5º Anuário Mineral do Pará 2015. Com foco no conhecimento, a publicação traz como tema “Conhecimento e Mineração – forças que transformam o mundo”. O lançamento ocorre, às 19h30, no Espaço São José Liberto, com a presença de autoridades, empresários e fornecedores do setor mineral.
Com edição bilíngue (português/inglês), o Anuário faz uma radiografia completa da mineração paraense, apresentando ao público o desempenho do setor mineral na balança comercial, saldo das exportações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social, ações de sustentabilidade e futuros empreendimentos na região e participação das mulheres na mineração. O anuário terá tiragem de cinco mil exemplares impressos.
José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral, ressalta que o sindicato tem o desafio de tornar, a cada edição, a publicação mais atrativa, abrangendo temas de interesse do setor e da sociedade. “Este ano, o tema do Anuário é o conhecimento, tanto o que é gerado pela atividade mineradora, quanto levar para a sociedade a possibilidade de conhecer o que é produzido e é deixado de legado para a sociedade pelas mineradoras. A publicação não trás um capítulo apenas sobre o tema, mas todos os temas abordados estão linkados ao conhecimento do que é desenvolvido pela mineração paraense. É fundamental que a sociedade saiba que as nossas empresas fazem mineração na Amazônia, com respeito ao meio ambiente, à sociedade local e a todos os entes que estão ao nosso redor. Com o Anuário, queremos dizer para essa geração que está aí que conheça mais sobre mineração porque o setor tem muitas oportunidades. O Pará tem que ter orgulho de ser um estado minerador por excelência, que contribui para o desenvolvimento da região e do Brasil”, afirma o executivo.
Desbravadores
Além de trazer uma radiografia completa do setor mineral, o Anuário contará com um capítulo especial: os pioneiros na mineração paraense. Nele é retratada a saga dos desbravadores, que relatam os detalhes da descoberta das primeiras jazidas minerais e da expansão do setor no Pará. Os homenageados nesta edição são Reginaldo Calderaro, autor do livro Geoandanças – causos de um geólogo da Amazônia, e Vanderlei de Rui Beisiegel, que trabalhou no início da pesquisa e exploração para descoberta do minério de ferro da Serra de Carajás.

Fonte: Rosana Pinto - Eko

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.