HOJE, EM BELÉM: SINFÔNICA DO THEATRO DA PAZ TOCA BEETHOVEN, MOZART E HAYDN




O concerto da OSTP fará homenagem a grandes nomes da música
Nesta quinta-feira, 31, às 20h, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) realiza concerto em homenagem a grandes nomes da música: Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791); Joseph Haydn (1732 - 1809) e Ludwig van Beethoven (1770 - 1827).
O repertório trará a abertura da ópera "Don Giovanni", de Mozart; a Sinfonia nº 103 em Mi bemol maior, conhecida como "O Rufar dos Tambores", de Haydn; e a Sinfonia nº 4 em Si bemol maior, Op. 60, de Beethoven. Este concerto faz parte da comemoração pelos 20 anos da OSTP, a ser celebrado no dia 16 de dezembro de 2016.
Para o maestro da OSTP, Miguel Campos Neto, trazer ao público obras destes três compositores favorece o amadurecimento dos músicos. “É sempre um desafio para nós executarmos obras de compositores que já são aclamados pelo grande público por sua perfeição, é um trabalho de muita responsabilidade, então crescemos muito como profissionais", diz o maestro.
A primeira representação da ópera Don Giovanni foi em 29 de outubro de 1787, em Praga, no Teatro dos Estados, sob a direção pessoal de Mozart, então com 33 anos.
Don Giovianni (mais conhecido como Don Juan) é um dos principais mitos da cultura ocidental, ao lado de Fausto, Dom Quixote e Robinson Crusoé. Cínico e libertino, revoltado contra a humanidade e contra Deus, esse personagem surgiu por volta de 1625 numa comédia do espanhol Tirso de Molina, O Burlador de Sevilha.
A Sinfonia nº 103, em Mi bemol maior, é a décima primeira dentre as chamadas Sinfonias Londrinas escritas por Joseph Haydn. Essa sinfonia é conhecida como “O Rufar dos Tambores”, devido ao longo rufar de tímpano (instrumento de percussão que produz uma nota musical definida), que inicia a peça.
A estreia foi realizada em 2 de março de 1795, como parte de uma série de concertos no King's Theatre. A orquestra era particularmente grande para a época, compondo-se de aproximadamente 60 músicos. A regência foi dividida entre Giovanni Battista Viotti e o próprio Haydn. Desde a estreia, a composição é uma das mais aclamadas entre as sinfonias de Haydn. É tocada e gravada com frequência na atualiade. Em 1831, Richard Wagner arranjou-a para piano.
Beethoven escreveu a Sinfonia nº 4 em Si bemol maior, Op. 60, em 1806, e a dedicou ao Conde Franz von Oppersdorff, parente do príncipe Karl Lichnowsky, e que durante uma visita ao mesmo ouviu a Sinfonia n.° 2 do compositor, alguns anos antes. Oppersdorff gostou tanto da obra que ofereceu a Beethoven uma grande quantia em dinheiro para que compusesse uma sinfonia para ele.
A obra estreou em março de 1807 na casa do príncipe Franz Joseph von Lobkowitz, sob regência do próprio compositor. Sua segunda apresentação ocorreu em 15 de novembro do mesmo ano, no Burgtheater, em Viena. A partitura possui uma dedicatória "ao nobre conde silesiano Franz von Oppersdorff".

SERVIÇO:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), dia 31, às 20h.
Local: Theatro da Paz. End: Avenida da Paz, s/n – Campina
Entrada franca, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h, do dia do evento. Informações: (91) 4009-8766/8754

Fonte/Foto: Agência Pará de Noticias

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.