PARÁ TERÁ FERROVIA DE R$ 17,5 BI PARA EXPORTAR A SOJA DO CENTRO-OESTE
O Pará vai anunciar um
plano de concessão de ferrovia para o escoamento ao exterior da soja de Mato
Grosso. A futura estrada de ferro deverá cortar a banda leste do Pará.
O trecho sul, de Santana
do Araguaia (na divisa com Mato Grosso) a Marabá, terá 590 km de extensão e
está orçado em R$ 8,3 bilhões.
A metade norte, por sua
vez, com 750 km, completará o percurso de Marabá até o porto de Barcarena
(vizinho a Belém) –a previsão de custo é de R$ 9,2 bilhões.
Hoje, o transporte dos
grãos de Mato Grosso até o litoral paraense se dá por meio de caminhões e
barcaças.
"A redescoberta da
região Norte para exportações significa que ela é uma alternativa viável para o
país vender à Europa, aos Estados Unidos e à Ásia [pelo canal do Panamá]",
afirma o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB).
"Mesmo neste momento
de adversidade, temos nos equipado para sair da crise em uma posição
favorável", diz.
Entre as empresas
interessadas no projeto, segundo Jatene, estão uma estatal chinesa de ferrovias
e uma multinacional de origem argelina, que também tem planos de construir uma
central para o processamento de grãos.
"A intenção é nos
tornarmos mais que um mero corredor de exportação de commodities. Queremos
instalar estruturas para agregar valor aos produtos antes que eles sejam
levados ao exterior."
O projeto será apresentado
nesta sexta-feira (26) a empresários na Fiesp (Federação das Indústrias do
Estado de São Paulo).
Fonte/Foto:
folha.uol.com.br
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