VAZANTE 2015: DESCIDA DO NÍVEL DO RIO AMAZONAS ESTÁ 50% MAIS LENTA QUE ANO PASSADO




A Defesa Civil está preocupada com a descida lenta das águas dos rios da região, especialmente do Rio Amazonas. A velocidade da descida das águas está 50% mais lenta que ano passado.
Parte da preocupação está ligada aos produtores que estão tendo prejuízos com seus produtos e pecuaristas que não têm pasto para os animais e parte está ligada à preocupação com a enchente do próximo ano, já que com a descida lenta existe o risco de não secar o suficiente antes do início da cheia. “Há um risco da enchente do próximo ano ser grande caso não seque o suficiente. Ano passado descia 5 a 6 cm por dia. Hoje desce 2 a 3 cm por dia, então isso é preocupante.”, declarou o coordenador da Defesa Civil, Jofre Lima.
Segundo o coordenador, os meses de agosto e setembro deveriam ser os de maiores vazantes, pois a partir de outubro o fluxo da descida diminui dando lugar à cheia dos rios. “A descida está muito abaixo do esperado, abaixo do previsto e se isso não mudar até setembro então devemos nos preparar para uma enchente talvez maior que a do ano passado”, alertou o coordenador.
Ainda segundo Jofre, a coordenadoria ainda está na fase de entrega de ranchos às pessoas atingidas pela enchente deste ano. A primeira entrega já foi feita e a segunda depende da chegada de um cartão emergência do Governo do Estado.

Fonte/Foto: Emiliana Monteiro – alvoradaparintins.com.br/Divulgação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.