CALOR PODE SER RECORDE EM MANAUS NO FIM DE SEMANA, DIZ METEOROLOGIA



Dia mais quente do ano, até agora, foi em 20 de agosto, quando  a máxima registrada chegou a 37°C.
Calor acima da média em Manaus deve permanecer, pelo menos, por mais quatro meses, informam os meteorologistas. Foto: Reinaldo Okita
Manaus - As temperaturas em Manaus, neste sábado e domingo, devem ser as mais altas dos últimos 40 anos, com os termômetros atingindo 39°C, segundo alerta os meteorologistas do Climatempo. A mínima deve alcançar 25°C.  A última vez que a capital amazonense registrou temperaturas acima de 38°C, foi no dia 30 de setembro de 2010, quando a máxima registrada chegou a 38,3°C, na época recorde em 35 anos.
A umidade relativa do ar também deve cair muito neste final de semana, podendo chegar a 24%, no domingo, o menor índice do ano, conforme o Climatempo.
De acordo com  os meteorologistas Deydila Bonfim e Lucas Mendes, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão para o final de semana é de céu claro variando a parcialmente nublado, sem ocorrência de chuva, o que colabora para que a temperatura média fique em torno de 37°C.
Os meteorologistas informam que,  pela climatologia, os meses de setembro e outubro apresentam os maiores valores de temperaturas máximas. “As elevadas temperaturas aliadas a previsão de redução de chuva para o trimestre setembro-outubro-novembro, favorecem a continuidade da onda de calor nos próximos meses”, explicou Bonfim.
Ainda de acordo com os meteorologistas do Sipam, a partir de novembro, começa a estação chuvosa, que poderá reduzir um pouco as temperaturas.  “Mesmo com a presença do El Niño, são esperados limiares mais significativos de precipitação em relação aos meses anteriores da estação seca, favorecendo a um declínio na temperatura máxima média observada”, disse Mendes.
Nesta quinta-feira (10), Manaus registrou a temperatura mais alta do mês de setembro, até o momento, com os termômetros marcando 36,8°C, de acordo com a  estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia mais quente do ano, até agora, foi em 20 de agosto, quando os termômetros alcançaram a máxima de 37°C.
Hoje, a temperatura máxima, em Manaus, deve alcançar 37°C. Céu aberto e sem previsão de chuva fará com que radiação Ultravioleta (UV) atinja níveis extremo, conforme previsão do Inmet.
Umidade baixa
Nesta quinta, a umidade relativa do ar, em Manaus, foi a mais baixa do ano, chegando a 25%, às 16h, segundo a Estação Automática do Inmet.
Os meteorologistas do Sipam informam que, até o  momento, para o mês de setembro, a umidade relativa mínima média está em torno de 39% e a umidade relativa máxima média em torno de 76%.  A média normal para a região é de 80% a 90%.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como ideal umidade relativa do ar em torno de 60%. O estado de atenção é decretado quando o índice fica entre 21% e 30%. Já entre 12% e 20% é considerado estado de alerta, e quando inferior a 12% já se considera estado de emergência.
Em setembro de 2011, Manaus registrou a menor umidade relativa do ar, no Amazonas: 18%.

Fonte/Foto: Márcia Valéria - portal@d24am.com/Reinaldo Okita

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.