ANUÁRIO MINERAL DO PARÁ COMPLETA CINCO ANOS E SIMINERAL APRESENTA O TEMA DA PRÓXIMA EDIÇÃO
O lançamento oficial será em março de 2016
Nesta quinta, 17 de
setembro, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral)
fará o pré-lançamento do tema da quinta edição do Anuário Mineral do Pará, no
auditório do Atrium Hotel Quinta de Pedras, às 19h30. Durante o evento também
será divulgada a capa da edição 2016. Com base no tema geral serão
desenvolvidos os vários capítulos do Anuário, trazendo dados atualizados dos
números expressivos da produção, exportação, investimentos, geração de empregos
e benefícios para a comunidade, além de matérias e entrevistas com renomados
profissionais do setor no Estado. O anuário destina às indústrias minerais e
seus fornecedores um espaço qualificado para a divulgação de projetos, produtos
e serviços. Este pré-lançamento é também a oportunidade de novos parceiros
conhecerem o projeto. O Anuário oficial será divulgado em março de 2016.
Em 2012, o presidente do
Simineral, José Fernando Gomes Júnior, lançou a primeira edição do Anuário,
abordando o tema "A informação a serviço do desenvolvimento sustentável da
mineração". E desde então a publicação tem servido como um novo canal de
interlocução. Além da versão impressa, o Anuário é lançado na versão online,
disponível no site do sindicato, e exemplares digitais, que são distribuídos em
escolas públicas e instituições de ensino superior.
De acordo com o
presidente, o anuário é muito mais do que um veículo de informação do setor.
“Ele é uma ferramenta de consulta e uma vitrine do que há de melhor no
mineral-negócio paraense. Além disso, agrega visão de futuro, tendências em
inovação, tecnologia e sustentabilidade, valorizando as pessoas que atuam na
indústria da mineração e colaboram para o seu desenvolvimento”, afirma.
História – Considerada uma
publicação completa no que diz respeito à mineração paraense, o Anuário sempre
buscou inovar em cada edição, apresentando novidades aos leitores. A primeira
edição foi lançada em 15 de março de 2012. À época, foram distribuídos 1500
exemplares impressos e 1200 cds para as escolas públicas. A publicação foi
lançada em quatro municípios do interior do Pará. Junto com a primeira edição
foi lançado o 1º Concurso de Redação da Mineração, que teve a participação de
mais de mil alunos da rede pública de ensino.
De lá para cá, a
publicação foi evoluindo, ganhando incremento de novos destaques. Em 2013, o 2º
Anuário, sob o tema “Minérios da nossa terra, riquezas para a nossa gente”,
veio com o dobro do número de exemplares – foram distribuídos cerca de 3 mil
exemplares impressos e 7 mil cds. A grande novidade foi o lançamento do 1º
Anuarinho, versão exclusivamente direcionada ao público infantil. Os
lançamentos presenciais da publicação superaram o primeiro: 11 municípios no
total. À segunda versão foram incorporados os prêmios Minerador Destaque e Comenda de Mérito Minerador Honorário, o I
Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo e o II Concurso de Redação, com 4 mil
alunos inscritos.
Em 2014, o 3º Anuário
ousou, ainda mais. A publicação veio bilíngue (português/inglês), trazendo como
tema “Mineração sustentável. Um legado para a nossa gente”. Foram 5 mil
exemplares impressos e 15 mil cds distribuídos. A publicação trouxe dois
capítulos inéditos sobre Sustentabilidade e os Pioneiros da Mineração no Pará e
superou o número de lançamentos no interior do estado, chegando em 14
municípios. O 3º Concurso de Redação também superou os públicos anteriores, com
10 mil alunos inscritos.
Este ano, com foco na
responsabilidade social, a publicação trouxe como tema “Mineração com
responsabilidade social. A vida é nossa maior riqueza”. Também foi lançado o 4º
Concurso de Redação da Mineração e o 3º Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo,
ainda com inscrições abertas.
José Fernando Júnior
lembra que ter uma publicação que retratasse o setor, destacando suas
contribuições econômicas e socioambientais para o Estado, era um desejo, mas
fazer com que essa publicação se tornasse um legado para a sociedade era sonho,
que hoje é uma realidade. “Ver esse sonho materializado para nós foi uma grande
conquista. Uma conquista que já tem cinco anos. E isso é fruto de um esforço
conjunto dos parceiros, associados e da sociedade em geral”, ressalta.
Fonte/Arte:
Rosana Pinto - Analista de Comunicação Empresarial
Nenhum comentário:
Postar um comentário