ACONTECEU: APÓS TRÊS HORAS NA FILA, O CORPO CANSA, A PACIÊNCIA ACABA, E A REVOLTA CHEGA !
Uma cliente da agência do
Bradesco, em Nhamundá-AM, perdeu a paciência depois de ter ficado mais de 3
HORAS em pé na fila; cansada, sentou-se no chão em forma de protesto !!!
Agora, a pergunta que não
quer calar: a lei não determina prazos para espera em fila de banco? Leia
abaixo.
Lei estabelece limite máximo de tempo para atendimento
em Bancos
Ir ao banco pagar faturas,
abrir uma conta corrente, pedir um cartão ou resolver uma pendência financeira
sempre foi um tormento para a população por causa das longas e demoradas filas.
Porém, a lei da fila
determina o tempo máximo de atendimento ao cliente que varia dos 15 minutos a
30 minutos em dias normais, e até 45 minutos na véspera ou no dia seguinte ao
feriado prolongado. Contudo, é difícil encontrar alguém que tenha esse direito
respeitado.
O Banco Central regulamenta esses prazos?
O Banco Central não
regulamenta o tempo de espera em filas. Existem leis estaduais e municipais que
tratam do assunto. Cabe aos órgãos de defesa do consumidor (Procon, Prodecon,
Decon) a orientação sobre o tema.
Por que os clientes não reclamam?
É raro clientes de
instituições bancárias exigirem seus direitos. Primeiro, porque seria
necessário o depoimento de testemunhas, e é difícil encontrar quem se disponha
a dar seu depoimento em um B.O.
Segundo: porque a
burocracia exigiria a presença do denunciante em depoimentos à Justiça (o que
exige sua ausência ao trabalho) e raramente alguma punição é determinada aos
bancos, parte forte da corda na questão.
OBS: O contato com a agência em questão foi tentado, mas não obtivemos êxito.
Fonte/Foto:
z fioravante, para <amazôni@contece>, com informações e foto de Agildo Costa


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