TRANSIÇÃO DO PERÍODO CHUVOSO PARA O SECO PROVOCOU TEMPORAL EM SANTARÉM-PA


Apesar do calor, chuvas podem ocorrer na região devido ao momento de transição do período chuvoso para seco, diz meteorologista

Fenômeno é considerado comum na região, explica meteorologista.
Temporal destelhou casas, alagou ruas e gerou transtornos no trânsito.
A forte chuva que atingiu Santarém, oeste do Pará, na madrugada e início da manhã desta sexta-feira (3), se deve a um momento de transição do período chuvoso para o período seco, conforme explicou a meteorologista e consultora ambiental Gláucia Gomes em entrevista à TV Tapajós. (Veja fotos dos prejuízos causados).
O temporal começou por volta da meia noite e terminou por volta das 5h e provocou vários transtornos na cidade. No trânsito, algumas ruas ficaram alagadas, dificultando a passagem de veículos. O vento forte derrubou uma árvore no centro da cidade e destelhou uma casa  no bairro Aeroporto Velho. Durante a manhã desta sexta, permanecia chovendo na cidade.
Segundo a meteorologista, as pessoas costumam esperar um clima mais seco no início do mês de julho. Apesar do calor, as chuvas podem ocorrer nesse período. “A gente não esperava todo esse volume de chuva. Devido ao momento de transição, ainda é esperado pancadas de chuvas ainda no mês de julho”, explica.
Ainda segundo Gláucia, ainda não é possível afirmar dados com precisão, porém é necessária uma análise de dados em laboratório para saber o que realmente aconteceu. “Nós temos várias ferramentas para saber o que causou a forte chuva. Mas não tive a oportunidade de fazer essa análise”, ressalta.
Raios e trovões
Os raios e trovões são fenômenos comuns durante as fortes chuvas e chegam a assustar a população. O fenômeno, segundo a meteorologista, acontece em virtude das nuvens carregadas que chegam a altos níveis da atmosfera e não há previsão de outros para os próximos dias.

Fonte/Foto: g1.globo.com, com informações de TV Tapajós/STC no Ar



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.