OPERAÇÃO PARINTINS 2015 TERÁ APROXIMADAMENTE 800 POLICIAIS MILITARES PARA FESTIVAL




Mais de 550 policiais militares desembarcam até o dia 22 na cidade para integrar o efetivo de Parintins. As viaturas para o deslocamento de tropas durante o período do festival folclórico chegam final de semana ao município. Essa é a estimativa dada pelo comandante do 11º Batalhão da PM, tenente-coronel Valadares Júnior, na manhã desta terça-feira, 16.
Valadares Júnior informa que ao todo, são 565 policiais de Manaus e 200 de Parintins, somados ao pessoal de apoio de cerca de 60 agentes. “Isso só policial militar. A segurança pública no geral vai passar de um mil, ao considerar Detran, Corregedoria, entre outros órgãos. A PM vai trabalhar com cerca de 820 policiais. Tudo pronto para a operação festival 2015”, explica o oficial.
De acordo com o comandante, o 11º Batalhão da PM está há mais de um mês na fase de execução do planejamento para segurança do festival, com transporte de materiais e instalação de equipamentos. “A partir de sábado e domingo, já teremos a chegada de parte da tropa em vários voos. Acreditamos que até o dia 23, no máximo, deveremos ter todo o efetivo para trabalhar no festival”, frisa.
Dentro do efetivo de 565 militares de Manaus estão ainda policiamentos especializados da Tropa de Choque, Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Canil, Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), Policiamento Ambiental, Polícia de Trânsito e Polícia Fluvial. “O cronograma de execução das etapas do planejamento no mês de abril”, destaca Valadares Júnior.
Logística
Segundo o Sargento da PM, Lúcio Cerdeira, responsável pela logística do 11º Batalhão, os trabalhos em preparação ao festival começaram em janeiro, com solicitação das escolas para alojamentos das tropas, confecção de barreiras, plataformas, montagem de banheiros. “A logística está 100% pronta para receber o efetivo de Manaus”, destaca.
Escola Estadual São José Operário, Waldemar Pedrosa, Gentil Belém, Suzana de Jesus Azêdo e Centro Educacional em Tempo Integral (Ceti) servirão de alojamento aos policiais militares, enquanto Aderson de Menezes servirá como base de alimentação. A Escola Municipal Guajarina Prestes, em frente ao quartel interditado da PM, na avenida Nações Unidas, será base do Graer.
Conforme o sargento Lúcio Cerdeira, uma faixa de 30 a 40 carros, de 20 a 30 motocicletas, devem ser trazidas de Manaus para a operação do festival, além de duas lanchas. A logística é composta por micro-ônibus, ônibus, motos, carros, base de alimentação, entre outros. A previsão é que as viaturas do efetivo geral saiam no dia 19 de Manaus para amanhecer em Parintins no domingo, 21.

Fonte/Foto: Gerlean Brasil - Repórter Parintins


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.