EM NOVA REUNIÃO EM FARO-PA, MRN DÁ CONTINUIDADE A PROCESSO QUE VISA FORMATAR E DESENVOLVER PARCERIA EM PROJETO PARA O MUNICÍPIO.



Proposta envolve gestão integrada e desenvolvimento territorial.
Como antecipado em reunião realizada em 04 de maio, representantes da Mineração Rio do Norte – MRN – compareceram nesta quarta feira, 10, a um novo encontro com membros dos poderes Executivo e Legislativo, titulares de diversas secretarias municipais, e representantes da comunidade civil, em Faro.  A reunião aconteceu no recinto da câmara municipal, e ocorreu a partir das 10 horas.
Para iniciar o processo de identificação de dificuldades e apresentação de soluções, o gerente de Relações Comunitárias da MRN, sr. Alberto Juliê Monteiro de Aragão, e a srta. Érica Martins, da assessoria de Comunicação da mineradora, apresentaram aqueles que auxiliarão nesse processo:
- Bruno Gomes, membro da Agenda Pública (OSCIP), organização que atua no aprimoramento da gestão pública;
- Vasco Van Rossmalen, membro da ECAM – Equipe de Conservação da Amazônia, (OSCIP), voltada para proteção biocultural da Amazônia e dos povos que nela residem. Sua missão está voltada para o fortalecimento das comunidades tradicionais e a conservação do meio ambiente.
- Jakeline Pereira, representante do IMAZON – Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia, instituto de pesquisa cuja missão é promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de estudos, apoio à formulação de políticas públicas, disseminação ampla de informações e formação profissional.
A finalidade desses encontros (haverá outros, o próximo no inicio do mês de julho) é diagnosticar as causas que tem obstruído a capacidade de crescimento do município e, ao mesmo tempo, identificar suas áreas de maior potencial e implementar soluções que sirvam para alavancar seu desenvolvimento, de forma que com o advento das operações da MRN em seu território não seja criada uma nociva dependência do município em relação a ela. Ou seja: conseguir que o município se desenvolva, e ache o eixo de sua própria estabilidade.
O programa a ser seguido tem um cronograma que alcança 15 anos, mas a intenção é que gere resultados que logo poderão ser percebidos.
A boa interação entre os participantes do encontro ocorrido ontem gerou certo otimismo, o que pode ser classificado como um bom ponto de partida para o desenvolvimento do processo de diagnóstico de pontos vulneráveis na economia local, formas de encará-los e soluções tangíveis para a evolução do município ao patamar da auto sustentabilidade.
Como em todo processo, a participação da sociedade é de suma importância para a obtenção de bons resultados – para a própria comunidade.
OBJETIVO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO:
Apoiar o município na implementação de uma gestão mais integrada e eficiente, fomentando um desenvolvimento territorial inclusivo e sustentável, através do fortalecimento das instituições públicas, da construção de alternativas econômicas e da ampliação da participação social, considerando a preservação das culturas tradicionais e a conservação ambiental.

Alberto Juliê, gerente de Relações Comunitárias da MRN

Bruno Gomes, da OSCIP Agenda Pública

Vereadores Socorro Siqueira, Francisco Paulo (presidente da Câmara) e Ademir B. Guimarães

Jakeline Pereira, do IMAZON

Vasco Van Roosmalen, da ECAM. (também na foto, primeira da direita para a esquerda, Erica Martins)

Jorge Aníbal, assessor Parlamentar da prefeitura de Faro-PA

Natanael Barbosa, secretário municipal de Educação

Vereador Francivaldo Feijó.

Fonte/Fotos: z fioravante, para <amazôni@contece> - ASCOM PM Faro-PA/z fioravante


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.