NATURA APRESENTA ECOPARQUE NA FIPA 2015, QUE INICIA HOJE, 06, EM BELÉM-PA



A empresa participa pela primeira vez da Feira da Indústria do Pará e leva para o estande os seus investimentos e produção no Estado.
Um ano após a inauguração da sua nova unidade industrial em Benevides-PA, a Natura participa pela primeira vez da Feira da Indústria do Pará – FIPA 2015, realizada de 06 a 09 de maio, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Em um espaço de 40 m², a empresa traz para o evento um pouco do empreendimento, conhecido como Ecoparque. O estande mostrará a produção dos sabonetes da empresa fabricados no Pará e distribuídos para o todo o Brasil. Ao todo, são produzidas 15 milhões de unidades de sabonetes em barra por mês, em três linhas de produção.
 A produção do Ecoparque também engloba a extração de óleos fixos e manteigas vegetais, que são usados como base para a fabricação dos sabonetes, além de cremes e óleos corporais, tudo a partir de ativos da sociobiodiversidade local. “Entre eles, estão o açaí, a andiroba, o buriti, o cacau, o maracujá e o murumuru, por exemplo. O uso desses vegetais integra uma cadeia produtiva que envolve e estimula o desenvolvimento de comunidades agroextrativistas no interior do Estado”, destaca Mauro Costa, gerente de Relacionamento e Abastecimento com a Sociobiodiversidade da Natura.
Novidades – Durante a FIPA, a Natura também apresentará o mais novo ativo da Amazônia incorporado aos produtos da linha EKOS: a ucuuba. Fornecida pelo Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), associação que possui sede na ilha de Cotijuba, a ucuuba é o fruto de uma árvore chamada ucuubeira, presente em áreas alagadas da região amazônica. Sua semente é fonte de uma manteiga levíssima, com alto poder hidratante e reparador. “A nova linha Natura Ekos Ucuuba abre uma oportunidade para reverter o ciclo predatório de exploração da madeira, ao ressignificar o valor do ativo e seu lugar na cadeia produtiva, gerando renda a partir de um produto florestal não madeireiro, a semente”, afirma Daniel Campos, diretor de cuidados pessoais da Natura. Dessa maneira, a coleta consciente das sementes possibilita o manejo sustentável da espécie e a perpetuação da floresta em pé.
Amazônia - O Ecoparque faz parte do Programa Amazônia, lançado em 2011, onde foram estabelecidas as metas para avanço da presença da Natura na Amazônia. Atualmente, cerca de 400 funcionários, entre diretos e temporários, desenvolvem trabalhos na fábrica, sendo 80% residentes no entorno, nos municípios de Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, Mosqueiro e Marituba. Em 2014 foram 85 milhões de sabonetes produzidos, correspondendo a 60% de toda a produção da Natura.

Fonte: Rosana Pinto - Eko

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.