IGREJA CELEBRA DOMINGO DE RAMOS




A Arquidiocese de Belém abre oficialmente hoje a programação da Semana Santa, com a procissão do Domingo de Ramos A partir de 8h30, haverá o início da procissão com a presença do arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira, que logo em seguida acontecerá a bênção dos ramos na Igreja de Santo Alexandre. A procissão seguirá rumo à Catedral de Belém.
Outras paróquias da cidade também celebram o evento, como a de Santa Cruz, no bairro do Marco, que promoverá a procissão às 7h, saindo da travessa Perebebuí, próximo ao Bosque Rodrigues Alves, rumo à igreja de Santa Cruz, onde haverá uma missa.
O evento em si relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a partir dali uma série de acontecimentos será relembrado, como a santa ceia, a traição de Judas, o julgamento de Cristo, seu calvário e ressurreição.
O domingo de páscoa é o ápice, com a celebração do renascimento de Jesus, três dias após ser morto e sepultado. Após o Domingo de Ramos, a programação na igreja católica será toda voltada à reflexão, e haverá espaço para outros eventos, como as confissões na segunda e terça.
Amanhã, haverá confissões na Catedral entre 16h e 19h, com a missa sendo celebrada 19h. A programação se repetirá na terça-feira. Já na quarta, haverá a procissão luminosa, a partir de 19h, que representa o Traslado do Senhor dos Passos até a Basílica Santuário, no bairro de Nazaré.
Na quinta-feira, 2 de abril, ocorrerá a Missa do Crisma, com a bênção dos santos óleos e renovação das promessas sacerdotais. À tarde, a partir das 18h, a tradicional celebração da Santa Ceia do Senhor, incluindo a cerimônia do “Lava-Pés”, que relembra o momento em que Jesus lava os pés de seus apóstolos, momentos antes de ser entregue para ser crucificado.
Na sexta-feira santa, ocorre a procissão do Senhor dos Passos está programada para começar 7h, saindo da Basílica de Nazaré com a imagem do Senhor dos Passos.
Às 8h, a imagem de Nossa Senhora das Dores deixa a Igreja de São João Batista para o Encontro na Igreja das Mercês, voltando para a Catedral. O sermão do encontro ficará sob a responsabilidade do padre Adailson Oliveira da Silva.
O sermão das Sete Palavras ficará a cargo do bispo auxiliar D. Irineu Roman, e será realizado, a partir de 12h, na Capela do Colégio Santo Antônio.
Às 17h, haverá ação litúrgica da Paixão do Senhor e 18h a procissão do Senhor Morto. No sábado, o único evento previsto é a Vigília de Páscoa, às 21h, e no domingo, 7h, a missa de Ressurreição de Cristo, na Catedral. Às 9h, 17h e 19h ocorrem outras celebrações na catedral, segundo a programação oficial da Arquidiocese enviada à imprensa.

Fonte/Foto: DOL/Antonio Cícero

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.