HÁ DOIS ANOS A CASA DA MINERAÇÃO OFERECE CONHECIMENTO DO SETOR ATRAVÉS DE DIVERSAS EXPOSIÇÕES



O local objetiva aproximar o público, principalmente estudantes, do universo da mineração na Amazônia.
Numa iniciativa pioneira no Brasil, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) inauguraram em agosto de 2012, em Belém, a Casa da Mineração. O espaço tornou-se ponto de encontro do setor mineral paraense para discussões com as esferas públicas e privadas e sociedade civil. Também é fonte de informação e conhecimento para o público em geral. Com isso, a Casa já é um referencial no país, aproximando o setor produtivo mineral, cada vez mais, da população.
A Casa da Mineração está aberta ao público de segunda à sexta, no horário comercial. O espaço promove exposições e amostras de minérios, como ferro, cobre, níquel, entre outros. Atualmente, está aberta a exposição “Amazônia, bauxita e você. O que tem a ver?”. O objetivo é levar aos alunos de escolas públicas e privadas do ensino Fundamental e Médio informações sobre o processo produtivo da bauxita, relacionando suas diferentes etapas ao conteúdo das disciplinas da grade curricular desses jovens.
Desde sua inauguração, o Simineral promove visitas monitoradas para as escolas públicas. Para o presidente do sindicato, José Fernando Gomes Júnior, além de representar um lugar para a visitação, a Casa da Mineração é um espaço para articular junto com autoridades, técnicos e tomadores de decisão, programas, projetos, políticas e ações relacionadas à atividade, uma das que mais movimentam a economia paraense. “Estamos aqui para apoiar as empresas e levar a cultura minerária à sociedade, afinal a gente só ama o que conhece. Já promovemos várias exposições no espaço, como a exposição sobre os 10 anos da Mina do Sossego ano passado e outras mais acontecerão”, destaca José Fernando.

Exposição - A exposição em cartaz atualmente mostra onde a bauxita está presente no dia a dia das pessoas e a relação da cadeia do alumínio com a bauxita. Mostra também por que o alumínio é o material mais desejado pelos fabricantes de produtos de tecnologia móvel e aborda a relação entre as disciplinas escolares e a produção mineral no Pará, daí o mote “O que tem a ver?”. A proposta é mostrar as ciências que existem por trás da produção da bauxita: da geografia à biologia.

Serviço: A Casa da Mineração funciona na Avenida Rui Barbosa, n° 1536, entre as Avenidas Braz de Aguiar e Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré. As visitas são gratuitas e devem ser previamente agendadas pelos telefones 3230-4055 e 3230-4066.

Fonte/Foto: Rosana Pinto - Analista de Comunicação Empresarial - Eko

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.