HÁ DOIS ANOS A CASA DA MINERAÇÃO OFERECE CONHECIMENTO DO SETOR ATRAVÉS DE DIVERSAS EXPOSIÇÕES
O local objetiva aproximar o público, principalmente
estudantes, do universo da mineração na Amazônia.
Numa iniciativa pioneira
no Brasil, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e
o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) inauguraram em agosto de 2012, em
Belém, a Casa da Mineração. O espaço tornou-se ponto de encontro do setor
mineral paraense para discussões com as esferas públicas e privadas e sociedade
civil. Também é fonte de informação e conhecimento para o público em geral. Com
isso, a Casa já é um referencial no país, aproximando o setor produtivo
mineral, cada vez mais, da população.
A Casa da Mineração está
aberta ao público de segunda à sexta, no horário comercial. O espaço promove
exposições e amostras de minérios, como ferro, cobre, níquel, entre outros.
Atualmente, está aberta a exposição “Amazônia, bauxita e você. O que tem a
ver?”. O objetivo é levar aos alunos de escolas públicas e privadas do ensino
Fundamental e Médio informações sobre o processo produtivo da bauxita,
relacionando suas diferentes etapas ao conteúdo das disciplinas da grade
curricular desses jovens.
Desde sua inauguração, o
Simineral promove visitas monitoradas para as escolas públicas. Para o
presidente do sindicato, José Fernando Gomes Júnior, além de representar um
lugar para a visitação, a Casa da Mineração é um espaço para articular junto
com autoridades, técnicos e tomadores de decisão, programas, projetos,
políticas e ações relacionadas à atividade, uma das que mais movimentam a
economia paraense. “Estamos aqui para apoiar as empresas e levar a cultura
minerária à sociedade, afinal a gente só ama o que conhece. Já promovemos
várias exposições no espaço, como a exposição sobre os 10 anos da Mina do
Sossego ano passado e outras mais acontecerão”, destaca José Fernando.
Exposição -
A exposição em cartaz atualmente mostra onde a bauxita está presente no dia a
dia das pessoas e a relação da cadeia do alumínio com a bauxita. Mostra também
por que o alumínio é o material mais desejado pelos fabricantes de produtos de
tecnologia móvel e aborda a relação entre as disciplinas escolares e a produção
mineral no Pará, daí o mote “O que tem a ver?”. A proposta é mostrar as
ciências que existem por trás da produção da bauxita: da geografia à biologia.
Serviço: A
Casa da Mineração funciona na Avenida Rui Barbosa, n° 1536, entre as Avenidas
Braz de Aguiar e Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré. As visitas são
gratuitas e devem ser previamente agendadas pelos telefones 3230-4055 e
3230-4066.
Fonte/Foto: Rosana
Pinto - Analista de Comunicação Empresarial - Eko
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário