PROFESSORES AMEAÇAM NÃO INICIAR ANO LETIVO EM PARINTINS


Joelma Carvalho (de rosa) é a presidente do Sindicato.

Os professores do município de Parintins ameaçam não iniciar o ano letivo de 2015, previsto para o dia 23 de fevereiro, caso o prefeito Alexandre da Carbrás (PSD) não cumpra com o pagamento de 13,01% de reajuste do piso salarial nacional da educação, autorizado pelo Governo Federal. Este mês de janeiro, os educadores receberam seus salários, mas não foi incorporado o aumento. Na tarde desta segunda-feira (02), o  Sindicato dos Professores e Trabalhadores do Município de Parintins (Sinptempin), realizará Assembleia Geral, com indicativo de não lecionar as aulas, se o pleito da categoria não for atendido. O acrescimento foi concedido no dia 06 de janeiro, deste ano, ao ser anunciado pelo ministro da Educação, Cid Gomes.
“Estão fazendo uma confusão entre salário e piso. Nos dois anos o prefeito sempre pagou o piso, porque eram outros secretários, que entendiam do assunto. Mas agora estão fazendo confusão”, afirmou a presidente da entidade, Joelma Carvalho, ao blog deAmazônia. “Nós recebemos o ofício da Procuradoria informando que já estamos recebendo muito bem e que por isso não teríamos direito a esse reajuste”, acrescentou.
O piso nacional dos professores é de R$ 1.900,00 para uma carga horária de 40h. Porém, em Parintins, de acordo com a presidente do Sindicato, os professores trabalham com carga horária entre 25h a 20h e em decorrência disso o salário é de R$ 1.060,00. “ O reajuste de 13% deve ser incluído neste valor do nosso salário que recebemos e isso não está acontecendo”, justifica a presidente do Sindicato. Segundo Joelma são aproximadamente 3 mil professores lotados na Secretaria Municipal de Educação (Semed)
A presidente disse ainda ao deAmazônia que o Sindicato pleiteou uma audiência para a manhã desta segunda-feira com o prefeito Carbrás. “Estamos no aguardo dessa reunião com o prefeito e vamos esperar a posição dele. O resultado da reunião levaremos ao conhecimento da assembléia geral. Caso, não haja avanço o indicativo é de que não iniciemos o ano letivo”, finalizou Joelma Carvalho. A Assembleia dos professores municipais acontecerá no auditório do Centro Pastoral Mãe de Deus, da Rádio Alvorada, no Centro de Parintins.
Ontem (1º) à noite, a reportagem do blog deAmazônia manteve contato com assessoria da secretária de Educação de Parintins, Eliane Melo, e aguarda o posicionamento da titular da pasta sobre assunto.

Fonte/Foto: www.deamazonia.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.