CELPA IGNORA AS QUEIXAS DO CONSUMIDOR
Site nacional é desprezado na hora de atender a
população
No site Reclame Aqui, que
reúne, nacionalmente, reclamações de consumidores sobre prestadores de serviço,
a Celpa possui 324 queixas. Nenhuma dessas reclamações foi respondida pela
Celpa, que parece ignorar o apelo do consumidor. Essa atitude não condiz com o
que busca o site, que tem como um dos objetivos dar a oportunidade para as
empresas poderem mostrar quais as soluções para cada problema relatado. Ele
também tem como função criar esse canal de comunicação entre consumidores e
empresas de todo o país. Por meio do site, as pessoas podem saber se a empresa
se preocupa ou não em ouvir o cliente e resolver os problemas dele. Empresas
como a Cemig, que é responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Minas
Gerais, e a TV por assinatura NET Serviços estão sempre respondendo aos
questionamentos dos clientes.
No site, as principais
reclamações contra a Celpa estão relacionadas a conta de energia elétrica
exorbitante e a falta ou oscilação de energia constante. O site não identifica
nenhum dos consumidores, mas expõe cada queixa contra a empresa.
A última reclamação no
site foi feita no dia 21 de novembro. O título da queixa era “Erro na leitura e
cobrança exorbitante”. A pessoa afirmava que a empresa Celpa age com descaso
com os problemas dos clientes e dizia que o valor da conta de fornecimento de
energia passou de R$ 70 para R$ 970 em três meses. O cliente reforçou o absurdo
informando que moram na residência apenas ele, a esposa e o filho do casal, que
ainda é bebê. O rapaz ainda chegou a ligar para a central de atendimento da
Celpa e foi informado que o funcionário não conseguiu fazer a leitura no poste
e fez uma releitura na qual julgou que o consumo da família seria de R$ 970. O
consumidor também reclamou do problema na Agência Nacional de Energia Elétrica
(Aneel).
Em outra reclamação, o
cliente da concessionária de energia elétrica comenta que a conta está cara. O
consumidor é do município de Pau D’Arco e relata que os funcionários da empresa
fazem a leitura mas não entregam o talão de energia. “Depois chegam querendo
cortar a energia sendo que nem o talão entregaram, e tome você pra pagar para
imprimir. Os atendentes fazem pouco caso e ainda dizem que nós gastamos mesmo
os kw (quilowatts) que constam no talão e que não há erros na leitura. É se
conformar e pagar de acordo com eles. Ah, ainda tem a parte que há inúmeras
quedas e apagões de energia diárias e mesmo assim não diminui nada na conta”,
afirma o consumidor.
Já a reclamação de um
cliente do município do Acará é sobre a dificuldade para cancelar a energia
elétrica em determinado endereço. “Eu morava em uma residência alugada e quando
saí pedi para a Celpa cancelar a energia, mas isso não ocorreu. A outra pessoa
que alugou a casa ficou usando a energia que estava no meu nome e não pagou.
Tem um débito enorme que não é meu e eu não vou pagar”, reclamou o consumidor.
Em mais uma reclamação não
respondida pela Celpa no site Reclame Aqui, um consumidor que mora em Outeiro
comenta que a invasão de um terreno por uma comunidade está fazendo com que a
rede elétrica tenha oscilações, pois os moradores dessa invasão fazem ligações
clandestinas. Ele reclama que a Celpa não fez nada para resolver o problema na
rede de energia, mesmo após diversas reclamações. “Hoje não posso ligar nem o
computador porque desliga a todo instante; já liguei pra lá, vieram aqui, mas
nada mudou. Os funcionários da Celpa disseram que eu deveria fazer um
abaixo-assinado para só assim eles poderem pensar em mudar o transformador.
Quer dizer que eles sabem qual o problema, mas não vão resolver. Estou pensando
em desligar a minha internet pois estou pagando por algo que não estou usando
só por causa da concessionária de energia”, comenta o cliente.
Em outra situação, um
consumidor de Altamira reclama do aumento constante da conta de energia
elétrica. “A Celpa é simplesmente a pior empresa do Pará. Sinceramente, não sei
mais o que fazer: todo mês a minha conta de luz aumenta. Liguei várias vezes e
não tive nenhuma resposta. Esse aumento da conta de luz é simplesmente absurdo.
Incrível como ninguém faz nada pra impedir esse roubo ao nosso bolso. A Celpa
só vai parar de roubar os paraenses quando for feita uma manifestação e ninguém
mais pagar energia”, reclama o consumidor.
Canais
A gerente de
relacionamento com o Cliente da Celpa, Naélia Andrade, explicou que a empresa
priorizou os canais de atendimento de clientes do local e só em 2015 a Celpa
vai começar a olhar para os canais externos de atendimento, como o Reclame
Aqui. “Capacitamos toda a linha de frente e instalamos um programa de
excelência na central de atendimento. Priorizamos o atendimento de primeiro
nível para aquele cliente que não conseguiu resolver o atendimento porque não
repassou todos os dados ou porque teve outro empecilho. Temos uma equipe que
faz esse atendimento. Verifica o que pode ser feito e liga para o cliente para
tratar do assunto e dar o retorno, com o objetivo de saber se tudo foi feito de
acordo com o que o cliente pediu. O Reclame Aqui é conhecido e, agora que
estamos com o atendimento ao cliente da Celpa organizado, vamos focar nesse
site. Acreditamos que é mais um canal para ter informação do cliente”,
acrescenta.
A gerente disse, ainda,
que a Aneel determina 15 dias como o prazo máximo para resolver algumas
reclamações do consumidor. “Sempre tentamos resolver nesse prazo ou até antes.
Mas existem demandas que demoram para serem resolvidas. Procuramos sempre
atender o cliente”, afirmou Naélia Andrade.
Fonte/Foto: ormnews.com.br/Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário