ECONOMIA: COM 38%, MANAUS TEM O MAIOR ÍNDICE DE INADIMPLÊNCIA DO PAÍS



Norte concentra maior índice de endividamento entre as capitais brasileiras, segundo pesquisa da Serasa, divulgada nessa segunda-feira
Brasília - Entre as capitais do Brasil, Manaus tem  o pior índice de inadimplência do País, com 38% da população devendo. Florianópolis é a melhor com 22% de endividamento. A diferença pode ser explicada, em parte, pela renda nessas regiões. Levantamento da Serasa Experian diz que o maior índice  está no Norte. Logo depois, vem o Centro-Oeste, com 26% da população endividada. O Sudeste tem 24% e o Nordeste 23% de endividamento.
A informação foi veiculadas, nesta segunda-feira (3), no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, sobre os brasileiros que não estão conseguindo pagar as contas em dia e que terão  um fim de ano difícil. 
De acordo com a Serasa, 57 milhões de pessoas estão inadimplentes no País. Isso equivale a 40% dos brasileiros adultos.
O levantamento inédito mostra o mapa da inadimplência. No Norte,  31% da população deve e não consegue pagar. No  Centro-Oeste, 26% da população está endividada. O Sudeste tem 24% e o Nordeste 23% de endividamento. O menor percentual é do Sul, com 22%.
“Uma renda menor  acaba dando menos manobra para acomodar eventuais imprevistos no orçamento doméstico e outro fator também que carrega junto é a própria educação financeira. Saber fazer um orçamento doméstico, se planejar melhor para o futuro e justamente poder consumir, mas de uma forma sustentável”, afirmou o superintendente da Serasa Experian Vander Nagata.
Limpa Nome
Para quem está com a corda no pescoço, começa hoje  uma oportunidade de saldar a dívida de forma mais barata. Um feirão online em todo o Brasil vai juntar devedores e credores para negociar, no endereço eletrônico www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online.
Ao se cadastrar no SerasaConsumidor e clicar na opção ‘Limpar meu nome’, o cidadão terá acesso aos seus débitos com as empresas participantes e poderá negociar e quitá-los diretamente com o credor, através dos diversos canais disponíveis (e-mail, telefone, chat, boleto). A dívida é paga diretamente à empresa e não à Serasa Experian. Entre as dezenas de empresas que vão negociar os débitos de seus clientes  estão a Manaus Ambiental e a Amazonas Energia.
Segundo o Serasa, serão oferecidos descontos e condições de pagamento especiais para que os inadimplentes coloquem a vida financeira em ordem. Nas edições anteriores, os descontos chegaram a 95%.
Fonte/Foto: new.d24am.com/Mônica Zarattini

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.