SEDUC FAZ RAIO X DA EDUCAÇÃO NO PARÁ
O SisPAE é produzido a partir da aplicação de um exame
em todos os níveis de ensino
A Secretaria de Estado de
Educação do Pará lança o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE
2014), que produz, através da aplicação de um exame em todos os níveis de
ensino nas redes municipais e na estadual em todo o Pará, informações que vão
orientar os processos de decisão e ajudarão no acompanhamento sistemático das
ações desenvolvidas para a melhoria da educação pública no Estado. As provas de
português e matemática serão aplicadas em 26 e 27 de novembro, de forma
simultânea em todo o Estado.
As avaliações medem o
aprendizado, identificando fatores socioeconômicos e culturais inerentes à
realidade do ensino no Pará. No site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br), gestores,
professores, alunos e seus familiares, além de todos os envolvidos na educação,
podem acompanhar as ações previstas no SisPAE 2014.
Com metodologia mais
rigorosa que a utilizada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb), o sistema paraense mapeia cientificamente e revela os problemas que
afligem a educação no Estado. Os resultados de 2013 indicam que o desempenho em
Língua Portuguesa e Matemática precisa melhorar, tanto no Ensino Fundamental
quanto no Ensino Médio.
“O SisPAE, além de avaliar
o processo ensino-aprendizagem, propõe reflexões e análises pedagógicas dos
indicadores e resultados e referenda políticas de educação e ações focadas na
melhoria do desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio”, destaca o
secretário de Estado de Educação, José Seixas Lourenço. Para ele, a metodologia
do SisPAE tem uma adicional contribuição: “É capaz de relacionar o desempenho
com o contexto sociocultural dos alunos e educadores, ao caracterizar a
educação paraense, atribuindo-lhe identidades no currículo, nos planos
escolares e de gestão”.
Em 2013, a avaliação
abrangeu 172 mil estudantes de 70 municípios, sendo 326.556 da 4ª e da 8ª
séries do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. Em 2014, com a
adesão de 141 dos 144 municípios paraenses ao sistema, a abrangência da avaliação
será ampliada, devendo atingir 1 milhão de alunos.
No SisPAE 2013, a
principal constatação foi a de que a proficiência em Língua Portuguesa de cerca
de 70% dos alunos avaliados está entre os padrões avançado e adequado. Os 30%
restantes encontram-se nos níveis básico e abaixo do básico, indicando
habilidades ainda por serem
desenvolvidas. Esses
resultados indicam que se precisa atuar diretamente na apropriação do sistema
de escrita, na capacidade de interpretação, no estabelecimento de relação de causa
e consequência e no tratamento da informação textual.
Como fatores internos e
externos à escola interferem na aprendizagem é outra vertente da avaliação do
SisPAE. Por exemplo, o SisPAE 2013 indica que “escolas onde o clima escolar é
mais favorável ao aprendizado, onde os atores se sentem mais satisfeitos e
pertencentes, motivados e com um melhor diálogo, os estudantes apresentam, em
média, melhores resultados na avaliação”.
O sistema prioriza a
avaliação continuada e subsidia dois campos de ação: o primeiro é a necessidade
de ações voltadas para que o estudante perceba-se e seja percebido pela
sociedade em um contexto de mudanças individuais e sociais a partir da escola;
o segundo é a relação entre proficiência e desempenho dos alunos com fatores contextuais
como: a sua condição socioeconômica, o clima escolar, a gestão escolar, as
atitudes e práticas pedagógicas, além das expectativas e condições de
atendimento delas.
Uma abordagem
descentralizada e transparente da gestão também contribui com o aprendizado e o
Pará tem avançado como pioneiro em eleição direta para diretor e vice-diretor
de escolas públicas estaduais, a partir da Lei Estadual 7.855, de 14 de maio de
2014, e, também, tem como prática de gestão a eleição de membros de conselhos
escolares.
“Será no SisPAE 2014 e
2015 e no Ideb 2015 que se observará um desempenho melhorado e a elevação dos
índices de aprendizagem, como efeito de diversos projetos que compõem a
abordagem do Pacto pela Educação do Pará no enfrentamento de temas
fundamentais, como os que apontam o SisPAE. Alfabetização na Idade Certa,
Aprender Mais, Coordenação de Pais, além da metodologia Entre Jovens, do
Estudar Vale a Pena, do ProEnem e da Educação para o mundo do trabalho são
apenas algumas dessa iniciativas”, informa o secretário de Estado de Educação
do Pará, José Seixas Lourenço.
Fonte/Foto:
Jimena Felipe Beltrão - Secretaria de Estado de Educação/Ag. Pará de Notícias


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