ELEIÇÕES/PARÁ: HELDER VENCEU NA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS E REGIÕES




Vencedor do primeiro turno das eleições, o candidato do PMDB, Helder Barbalho, mostrou ter conquistado o importante papel de liderança política em todas as regiões do Estado, vencendo a disputa na maioria absoluta dos municípios paraenses. Em algumas regiões mais distantes da capital, onde a presença do atual governo é mais rarefeita, Helder conseguiu quase o dobro de votos - caso do Baixo Amazonas e do sul e sudeste do Pará, áreas que nas últimas décadas vêm clamando por mais atenção da capital. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral e foram organizados com base nos resultados das votações por municípios.
HEGEMONIA
Na mesorregião do Baixo Amazonas, Helder conquistou 64,9% dos votos contra 33,52% de Jatene. No sudeste do Estado, a disputa ficou em 60,65% a 33, 88%, a favor de Helder. No sudoeste, Helder obteve 60,02% contra 39,17% dos votos.
Mesmo na Região Metropolitana, onde os tucanos estão mais presentes por meio de obras feitas durante o governo de Almir Gabriel, a diferença pró-Jatene não chegou a ser tão significativa como esperava o candidato à reeleição - que achava que conseguiria um novo mandado contando em grande parte com os votos da capital. Na Região Metropolitana, o atual governador teve 57,09% e o candidato do PMDB, 39,9%. Essa é uma das razões para que Jatene venha escondendo na capital o vice, Zequinha Marinho, do PSC, o grande líder da campanha separatista para a criação do Estado de Carajás, já que teme perder ainda mais votos na capital.
No Baixo Amazonas, Helder conquistou a maioria dos votos em 13 dos 15 municípios. Em alguns municípios, o percentual de votos do candidato do PMDB foi quase três vezes maior que o do candidato que concorre à reeleição. Foi o caso, por exemplo, de Óbidos, onde Helder teve 16.546 votos, enquanto Jatene ficou apenas com 5.874.
Helder venceu também em Santarém, Oriminá, Alenquer, Juruti, Prainha, Almeirim, Porto de Moz, Belterra, Terra Santa, Placas, Curuá e Faro. Jatene venceu apenas em Monte Alegre e Mojuí dos Campos.
No Marajó, Helder venceu em 13 dos 16 municípios. Na maioria deles, a proporção foi de quase de dois votos para Helder a cada um dado para Jatene. Foi o caso, por exemplo, de Breves, onde Helder teve 24.575 votos e Jatene, 12.549. O candidato do PMDB venceu em Afuá, Muaná, Soure, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Salvaterra, Anajás, Cachoeira do Arari, Gurupá, Chaves e Santa Cruz do Arari. Não por acaso, entre esses estão alguns municípios que mais têm se ressentido da ausência de políticas públicas nos últimos anos.
No sudeste do Pará, Helder venceu em 32 dos 39 municípios, incluindo Paragominas, um tradicional reduto tucano. Grandes colégios eleitorais como Marabá votaram em peso em Helder. Lá o candidato do PMDB também teve votos na proporção de dois para um em relação ao governador que concorre à reeleição. Foram 67,44% dos votos para Helder e 30,17% para Jatene.
Na região sudeste do Estado, Helder venceu em 13 dos 16 municípios. Em alguns, como Piçarra, a diferença chegou à proporção de mais de quatro para um a favor de Helder. Foram 4.588 votos para o candidato do PMDB e 871 para Jatene.
Mesmo na região nordeste, reduto tucano, a oposição conseguiu vencer em cidades como Viseu, onde o candidato do PMDB teve 19.587 votos e o tucano, apenas 5.807.
Após o resultado das eleições, Helder já havia anunciado que neste segundo turno trabalharia para ampliar a vantagem nas cidades em que venceu, ao mesmo tempo em que trabalha para conquistar o eleitorado da Região Metropolitana e também da região nordeste do Pará.
Fonte/Arte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.