“A ESTRADA” É O GRANDE VENCEDOR DO 11º FESTIVAL DE TEATRO DA AMAZÔNIA


"A Estrada"

“A Estrada”, espetáculo encenado pela Associação Arte & Fato, é o grande vencedor do 11º Festival de Teatro da Amazônia, evento realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que chegou ao final na noite do último sábado (18), em cerimônia realizada no Teatro Amazonas. No total, o grupo amazonense levou sete dos dez troféus Jurupari em disputa na Mostra Competitiva Adulta.
A peça, que se passa nas décadas de 70/80, em plena Ditadura Militar, narra o drama e o impacto vivido pelas comunidades indígenas que habitavam as regiões onde a floresta dava espaço para a abertura da rodovia Transamazônica e foi premiada pelo júri do festival nas categorias Melhor Espetáculo, Diretor (Douglas Rodrigues), Melhor Atriz (Keila Gomes), Cenário, Pesquisa Musical, Maquiagem e Texto Original.
“Foram seis meses de intensa pesquisa e produção que agora começam a colher os primeiros frutos com o reconhecimento do público e da crítica do Festival. Fomos comtemplados pelo edital da Funarte e o próximo passo é levar o trabalho para outras cidades da Região Norte a partir do próximo ano”, comemorou o idealizador Douglas Rodrigues.
Também completam a lista de vencedores da Mostra Adulta, Paulo Williams, do espetáculo “Travessia” (Grupo Tecelagem – PA), como Melhor Ator, Eric Lima, de “Oração” (Ateliê 23 – AM), como Melhor Figurino e Vitor Kaleb, de “Inquietações” (Artrupe Produções – AM), como Melhor Iluminação.
Na Mostra Infanto-Juvenil, “Encanta, História do Mundo”, da Cia ArtCena (AM) e “Bem do Seu Tamanho”, do Núcleo Caboclinhas (SP), receberam três prêmios cada – Espetáculo, Ator (Vicente Henrique) e Texto Original para a peça local e Melhor Diretor, Cenário e Pesquisa Musical para o grupo paulista.
Cemisa Salazar e Edice Pedro, de “Contos do Beiradão” (Arte pela Arte – AM), foram os melhores nas categorias Figurino e Iluminação, respectivamente e Matheus Sabá de “Eu Chovo, Tu Choves, Ele Chove” (Cia de Teatro Metamorfose – AM), venceu como Melhor Maquiagem.
Além dos troféus, os melhores espetáculos das duas mostras receberam R$ 10 mil cada e as demais categorias em disputa R$ 3 mil. Durante a cerimônia de encerramento também foram homenageados o produtor cultural, fundador do grupo Cia Pombal e um dos maiores ativistas da classe no Estado, Alberto Penkauskas, e Wagner Dias Eleutério, o Waguinho, um dos principais técnicos de iluminação do Amazonas.
2015
A terra de do poeta Thiago de Melo, Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus) será sede do 12º Festival de Teatro da Amazônia em 2015. A escolha foi feita em sorteio realizado no palco do Teatro Amazonas durante a cerimônia e do qual participaram todos os municípios amazonenses.
A proposta é a continuidade do projeto da Secretaria de Cultura de ampliar as ações em todos os municípios do Estado visando incentivar artistas, produtores e atividades locais. “O Festival de Teatro, assim como outros projetos culturais estaduais que acontecem frequentemente fora da capital, já estão apresentando seus resultados com trabalhos e novos talentos muito bons nos mais diversos segmentos”, destacou o secretário Robério Braga.
O 11º Festival de Teatro da Amazônia teve uma média de 500 espectadores nos 16 espetáculos das mostras competitivas desde o último dia 10, fato que representa um crescimento de público superior a 50% em comparação aos anos anteriores.

Os premiados.

Fonte/Fotos: Press Comunicação/Uerlan Monteiro

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.