SEMINÁRIO DISCUTE AÇÕES DE COMBATE AO DESMATAMENTO ILEGAL



Foco do evento será São Félix do Xingu que continua entre os munícipios que mais desmatam na Amazônia.
Dia 2 de setembro, terça-feira, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e a Secretaria Extraordinária do Programa Municípios Verdes (PMV) promovem em Belém o “Seminário Desenvolvimento Sustentável e Redução do Desmatamento em São Félix do Xingu – PA” , voltado para os lideranças do munícipio da região sul do Pará e órgãos governamentais. O evento tem como objetivo discutir e criar sólidas parcerias com órgãos públicos visando o fortalecimento da agenda socioambiental no município, localizado no sudeste do estado.
Desmatamento e Expectativas
Os últimos dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados pelo Imazon, aponta São Félix do Xingu como sendo o segundo na lista dos municípios que mais desmataram no mês de julho desse ano, com 26,5 quilômetros quadrados de área comprometida. O seminário será um espaço para debater, articular e coordenar ações conjuntas entre sociedade civil e governos, visando enfrentar o problema do desmatamento.
Uma das expectativas do seminário é que sejam discutidos arranjos e acordos que facilitem o cumprimento das obrigações previstas no Pacto Municipal Pelo Fim do Desmatamento Ilegal, assinado em 2010 em São Félix do Xingu. Entre as obrigações do pacto estão, o ordenamento territorial (titulação das propriedades), a disponibilização de linhas de crédito para agricultura familiar (sem burocracia nos bancos) e infraestrutura (estradas, pontes e luz). As reivindicações foram consideradas indispensáveis para que houvesse uma mudança no panorama socioambiental do município e tem como fonte uma série de audiências públicas na sede de São Félix do Xingu e em dez localidades, onde participaram aproximadamente mil e seiscentas pessoas, a maioria agricultores familiares e assentados.
Fundo sustentável
Mesmo com números desfavoráveis, a parceria de diversas instituições em São Félix é um indicativo de como as mudanças podem ocorrer. O Fundo Xingu Sustentável foi realizado no âmbito do Projeto Xingu Ambiente Sustentável (XAS), coordenado pelo IEB e Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (Adafax). A iniciativa estimulou a criação de alternativas produtivas sustentáveis que reforçam o processo de transição agroecológica de São Félix do Xingu. Mais de 200 famílias já foram beneficiadas pela ação, através de financiamento e capacitações. Um das entidades parceiras foi a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), do Governo do Estado do Pará.
SERVIÇO
Seminário Desenvolvimento Sustentável e Redução do Desmatamento em São Félix do Xingu - PA
Data: 02 de setembro de 2014
Hora: 9h30 às 17h
Local: Auditório do IEL/ Federação das Indústrias do Estado do Pará-FIEPA (Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré - 66035-190- Belém/PA)
Mais informações: Lucas Filho (91 91001122); Juliana Lima (91 81220902), 91 32229363
Fonte: IEB Belém



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.