LEVANTAMENTO DOS MASTROS ABRE OFICIALMENTE O SAIRÉ EM ALTER DO CHÃO



Ritual além de marcar o início, demonstra fartura de alimentos na região.
Disputa dos botos ocorre no sábado (13); Festa segue até a segunda (15).
O levantamento de dois mastros decorados com alimentos marcou a abertura oficial da tradicional Festa do Sairé, na manhã desta quinta-feira (11), na vila de Alter do Chão, distante cerca de 40 quilômetros de Santarém, oeste do Pará.  Os mastros ornamentados demonstram a diversidade e abundância de alimentos na região.
O ritual começou com uma missa de benção aos visitantes e às personagens que compõem a parte religiosa da manifestação. Em seguida, ao som de ladainhas e da banda local Espanta Cão, os participantes seguiram em procissão até à Praia da Guarita, conhecida popularmente como Cajueiro, onde pegaram os mastros que permaneciam no local desde o sábado (6), quando foram retirados da floresta, e levaram até a Praça do Sairé.
Na Praça foi realizada a tradicional competição entre homens e mulheres, de quem ergue os mastros enfeitados primeiro.  Este ano, os homens, representados pelo personagem juiz levantaram o tronco primeiro.
Os mastros permanecem na Praça do Sairé até segunda-feira (15) quando ocorre a derrubada, os agradecimentos e a grande comunhão. A disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa é no sábado (13).
Sairé
A festa é realizada anualmente na vila e reúne elementos religiosos e profanos. De acordo com historiadores, a festividade, que foi introduzida na Amazônia durante as missões evangelizadoras de padres jesuítas no fim do século 17, é repleta de simbolismo, com detalhes que mostram a influência do período de colonização, como é o caso do símbolo maior, o arco do Sairé, que lembra um escudo português, e que louva o Divino Espírito Santo.
Fonte/Foto: G1 Santarém/Kedma Araújo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.