ALCOA COMPLETA CINCO ANOS EM JURUTI-PA



Indicadores demonstram desenvolvimento do município após a chegada da Companhia
Líder mundial em tecnologia, engenharia e produção de metais leves, a Alcoa completa cinco anos de operações de sua mina de bauxita em Juruti (PA). Desde a chegada da Alcoa, o município do oeste do Pará tem experimentado expressivo desenvolvimento, como pode ser verificado pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que passou de 0,389 para 0,592, segundo a última pesquisa realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que apresenta os indicadores a cada dez anos.
Como todo município amazônico, Juruti enfrenta os desafios típicos da região, no entanto, respira com novo impulso contando com a Alcoa como importante aliada. Entre 2000 e 2010, Juruti melhorou 586 posições no ranking de IDH dos municípios brasileiros. O IDH é uma medida resumida do progresso em longo prazo que considera três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
Renda, educação e saúde, além de infraestrutura rural e urbana, também foram prioridades assumidas pela Alcoa em Juruti desenvolvendo um conjunto de obras, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal, para benefício da comunidade: a chamada Agenda Positiva, que contabiliza total de R$ 69 milhões em investimentos em 54 obras, das quais 48 já foram concluídas, duas estão em andamento e quatro a iniciar.
“A avaliação é que no período de 2006 a 2011 houve uma explosão demográfica, cultural, social e econômica, no município de Juruti. A implantação do projeto da Alcoa trouxe um benefício muito grande para o desenvolvimento, não só na questão de infraestrutura, mas por ter influenciado na questão social e cultural do município”, reconhece Marco Aurélio Dolzane do Couto, prefeito de Juruti. “Esperamos estreitar ainda mais a relação e ajudar no desenvolvimento do município. A empresa crescendo, o município cresce junto”, declara o prefeito.
A unidade da Alcoa em Juruti compreende área de lavra ou mineração, área de beneficiamento, ferrovia e rodovia de 55 km e terminal portuário às margens do Rio Amazonas. As operações completam cinco anos, mas as reservas minerais indicam uma vida útil mínima de cerca de setenta anos. “Operamos uma mina de bauxita em plena floresta amazônica com elevados padrões de sustentabilidade que refletem o nosso compromisso com a vida, seja de nossos funcionários, seja da natureza e de todas as comunidades em que estamos inseridos. É certo que todos os dias buscamos inovar em nossa forma de atuar para aumentar a
competitividade das operações, por sermos uma planta ainda muito nova e diante do cenário desafiador do mercado de alumínio, mas temos um grupo comprometido e engajado em fazer tudo com muita excelência, em avançar sempre”, comenta Affonso Bizon, diretor da Alcoa Juruti.
Excelência – Pela 13ª vez, a Alcoa foi eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, alcançando a sexta colocação noranking do Great Place to Work Institute. “Vamos manter o foco no compromisso, dedicação e empenho, e avançar cada vez mais. Agradeço e parabenizo a todos que tem feito toda a diferença construindo com as próprias mãos esses cinco anos de história das operações da Alcoa Juruti”, destaca o diretor da Alcoa Juruti.
Fonte: Thamires Figueiredo – Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.