ACONTECEU: NAUFRÁGIO HISTÓRICO DO BARCO ALMIRANTE SERGIMAR COMPLETOU NOVE ANOS ONTEM, 29 DE SETEMBRO.




O que seria mais uma viagem para a capital do Estado se transformou num pesadelo para as 68 pessoas que estavam abordo do Barco Almirante Sergimar, na noite do dia 29 de setembro de 2005, próximo a cidade de Urucurituba. Há nove anos, a tragédia abalou inúmeras famílias e deixou marcas naqueles que viveram momentos de pânico ao tentar salvar a própria vida.

O barco saiu de Parintins por volta das 11h rumo à Manaus. Até a noite tudo ocorria de forma tranquila, quando por volta das 20h30mim, nas proximidades da Ilha das Garças, entre Urucurituba e Itacoatiara, a colisão com o empurrador Jean Filho e duas balsas, provocada por uma ultrapassagem de poucos metros de distância, fez com que a embarcação fosse tombada e jogada para debaixo de uma das balsas. O Almirante Sergimar era de madeira e tinha três andares e 28 metros de comprimento. A balsa que colidiu com o barco tinha 160 metros de comprimento e levavam 60 carretas com mercadorias.
Quem estava na embarcação teve pouco tempo para tentar salvar a vida. Muitos sobreviventes contam que ao tentar emergir d’água acabavam batendo as cabeças na balsa. No desespero as chances de se salvar eram poucas, 16 pessoas morreram e até hoje 12 passageiros não foram localizados. Um total de 44 passageiros conseguiu se salvar.
Fonte/Fotos: alvoradaparintins.com.br/Arquivo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.