ACONTECE PARINTINS-AM: A DECADÊNCIA DA EXPOPIN




A Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP) tem se esforçado para realizar a Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin), mas a cada ano que passa a decadência do evento é visível e a classe de pecuaristas e criadores perde seu espaço.
Durante a 32ª edição do evento os currais estavam vazios. “Estavam somente 200 animais em exposição”, confirma o presidente da Associação Lucivaldo Pereira. Algumas palestras tiveram que ser canceladas, pois não houve público. Em uma rede social o médico veterinário, Neto Ferreira, criticou o fato de não ter nenhum membro da diretoria da Associação dos Pecuaristas acompanhando o palestrante.
O leilão virtual não teve vendas e nem interessados em comprar os animais. Ainda não se tem um diagnostico da falta de interesse. O zootecnista Juliano Mendes, acredita que os criadores ainda não estão acostumados com a modalidade, assim como o Amazonas ainda está na situação de médio risco, o que dificulta a chegada outros animais à região. “Infelizmente as pessoas ainda não acreditam nessa modalidade de leilão virtual. O pessoal gosta de ver ao vivo os animais e aqui ainda é zona considerada de médio risco, ninguém pode trazer animais pra cá, se traz não tem como voltar e a única modalidade que temos é a virtual, mas nós não vamos desistir porque observamos a dificuldade de genética aqui”, disse.
Segundo o presidente da APP, Lucivaldo Pereira, é preciso identificar e avaliar os pontos que levam o evento a não ser prestigiado pela própria classe. Para ele, mesmo com as dificuldades, a avaliação é positiva. “Diante de todas as circunstancias com grande enchente, entre outras questões que tem levado a decadência a pecuária parintinense, nós fazemos uma avaliação positiva”, assinalou ele ressaltando a parceria com a Embrapa, IFAM e as universidades.
A intervenção política também foi apontada pelo presidente como um problema sério, a crise financeira, assim como o desentendimento entre estado e município e por fim a falta de união da classe.
Fonte/Foto: Carlos Alexandre – alvoradaparintins.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.