RANKING NEGATIVO: AMAZONAS É LÍDER EM ACIDENTES AÉREOS NA REGIÃO NORTE




De 20 acidentes registrados em aproximadamente dois anos, 14 foram no Amazonas
MANAUS – Apesar do índice de acidentes aéreos ser menor que o de carros, os números assustam. Na Região Norte, o Amazonas é o líder em registros de acidentes aéreos com 14, dos 20 registrados pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), entre janeiro de 2013 e agosto de 2014. De acordo com o órgão, a causa mais comum é falha de motor em voo.
A área de atuação do Seripa VII abrange, além do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Conforme tabela enviada ao Portal Amazônia, as investigações realizadas são divididas entre acidentes, incidentes graves e incidentes. O número de acidentes entre janeiro de 2013 e agosto de 2014 registra 20 casos. Junta-se a soma, 5 incidentes graves e 32 incidentes.
Somente em 2013, o Estado amazonense teve o registro de 9 acidentes, dois incidentes graves e 12 incidentes. Já em 2014, os números são cinco, um e nove, respectivamente. O que totaliza 38 registros. No mesmo período (2013/2014), o Acre registrou sete, Rondônia cinco e Roraima também sete, no total. Desta forma, o Amazonas tornou-se o ‘campeão’ de ocorrências.
De acordo com o serviço, a maior ocorrência de acidentes foi com aeronaves EMB-810 Sêneca (PA-34), com oito registros. Seguido por aeronaves EMB-720 (Minuano) e Beechcraft 58, três cada. O número de mortos nos acidentes é inconstante. Entre 2010 e 2014, o ano com maior registro foi 2011, com 11 mortes. Em 2014, nenhuma morte foi registrada até dia 14 de agosto.
O Seripa VII enfatiza que as averiguações do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) não buscam responsáveis ou culpados e não apontam causas. “O único propósito é conhecer os fatores que possam ter contribuído para o acidente, com intuito de evitar que ocorrências semelhantes venham se repetir”, informou. Todos os dados são referentes até 14 de agosto deste ano.
Fonte/Foto: Portal Amazônia/ Shutterstock

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.