PARÁ: SÓ DOIS CANDIDATOS AO GOVERNO DECLARAM RECURSOS


Candidato tucano divulga campanha nas redes sociais, mas as contas aparecem zeradas no TSE.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta semana a primeira prestação de contas parcial dos candidatos às Eleições 2014. O material detalha doadores e fornecedores dos comitês financeiros. No Pará, apenas dois candidatos declararam ter recebido recursos. José Carlos Lima (PV) declarou ter recebido R$ 100 mil doados pela direção nacional do partido. O candidato do PMDB ao governo do Pará, Helder Barbalho, detalhou ter recebido R$ 82.387,23.
Chama a atenção, contudo, o fato de o candidato oficial, Simão Jatene (PSDB) ter apresentado prestação de contas zeradas, apesar da intensa agenda de campanha que demonstrou nas últimas semanas, conforme divulgado nas redes sociais do candidato e de aliados. No Facebook, na página do vice-governador, Helensilon Pontes, candidato de Jatene ao Senado, é possível constar que, nos últimos dias, o candidato viajou para municípios para Acará, Moju, Igarapé-Açu.
Em todos eles, há farta distribuição de material de campanha, como bandeiras e santinhos, que exigem tempo de produção.
O coordenador da campanha de Simão Jatene, Orly Bezerra, justificou a prestação de contas zerada. Admitiu que já houve a contratação de vários serviços, mas disse que os pagamentos ainda não foram efetuados. Bezerra explicou que na próxima prestação de contas os valores contratados já aparecerão.
Parciais
A lei 9.504/1997 determina que a primeira parcial da prestação de contas devia ser entregue à Justiça Eleitoral entre os dias 28 de julho e 2 de agosto. A segunda parcial deve ser entregue entre 28 de agosto e 2 de setembro.
Candidatos que não apresentem a prestação de contas parcial podem ter as contas finais rejeitadas pela Justiça Eleitoral, o que é um dos motivos para torná-los inelegíveis.
A prestação de contas final deve ser entregue dia 4 de novembro - 30 dias após as eleições. Para os candidatos que concorrerem ao segundo turno, a prestação de contas dos dois turnos deve ser entregue até 25 de novembro.
Os candidatos Elton Braga (PRTB), Marco Antônio (PCB) e Marco Carrera (PSOL), de acordo com as informações da Justiça Eleitoral, também entregaram a prestação de contas zerada.
No Paraná, o candidato tucano Beto Richa também apresentou contas zeradas, o que está sendo questionado pela candidata da oposição Gleisi Hoffmann (PT).
Fonte/Foto: DOL/Divulgação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.