POETA DO AM VAI CONCORRER À ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS




O poeta amazonense Thiago de Mello concorre a uma das cadeiras vagas na Academia Brasileira de Letras (ABL).
De acordo com a Folha de São Paulo, ele disputa a cadeira de João Ribeiro com o historiador Evaldo Cabral de Mello e o jornalista Zuenir Ventura.
Apaixonado pelas palavras, o escritor encanta o país com obras como ‘Narciso Cego’, ‘A Lenda da Rosa’, ‘Os Estatutos do Homem’, ‘De uma Vez por Todas’ e ‘Mormaço na Floresta’.
Thiago nasceu no município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus) em 30 de março de 1926. Mas, antes de se tornar um renomado poeta, ele chegou a cursar medicina no Rio de Janeiro. Antes do sucesso, o amazonense passou por situações difíceis como a perseguição da ditadura militar em 1964.
Na bagagem, Thiago traz poemas, prosas e até mesmo discos com suas obras. Países como Chile, Estados Unidos, Cuba, França e Portugal, receberam traduções dos trabalhos do poeta. Hoje, aos 88 anos, ele vive em Barreirinha.
Uma das obras mais conhecidas do escritor é ‘Estatutos do Homem’ que foi finalizado em abril de 1964, durante o regime militar. O texto é tratado como se fosse um livro, assumiu vida própria e ganhou admiradores no mundo todo.
O poema ganhou mais de 30 traduções diferentes, transformando-se até em musical pelo maestro Cláudio Santoro.
Fonte/Foto: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.