MAIS DE MIL ATLETAS PARTICIPARÃO DA 37ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS DO AMAZONAS


37ª edição Jogos Estudantis do Amazonas começa nesta quarta-feira (30).


Cerca de 300 escolas de 35 municípios do Amazonas serão representadas na maior competição interescolar do Estado. Os alunos de melhor desempenho em suas modalidades defenderão o nome do Amazonas em campeonatos nacionais
A solenidade de abertura da 37ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), acontece na tarde desta quarta-feira (30), com o acendimento da Pira Olímpica na Arena Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, Zona Centro-Oeste de Manaus.
Atletas com deficiência estão incluídos no evento nas modalidades: atletismo, futsal, handebol, natação e o tênis de mesa. O encerramento da competição será no dia 9 de agosto.
O JEAs 2014 é uma realização da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC). De acordo com o secretário titular da Sejel, Antônio Eduardo Ditzel, a experiência em disputar os jogos escolares é um momento marcante na vida estudantil.
“Quem sabe algum deles pode vir a disputar uma Olimpíada. Claro que é preciso tempo e dedicação, mas este é o início da prática do esporte na categoria de base. Períodos de árduos treinamentos”, vislumbrou.
Destaques viajarão pelo Brasil
As modalidades individuais da categoria infantil (12 a 14) do atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, Judô, luta-olímpica, natação, tênis de mesa e o xadrez disputam uma vaga para representar o Amazonas nos Jogos Escolares da Juventude. A competição acontecerá entre os dias 4 e 13 de setembro, em Londrina, no Paraná.
As modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei acontecem no mesmo período. Já os atletas da categoria juvenil (15-17), embarcam para João Pessoa, na Paraíba. Local onde acontecerão os jogos da categoria.
Para um dos coordenadores do JEAs, o professor Ricardo Pina o objetivo dos jogos deste ano é fazer a melhor edição de todos os tempos. “Já conseguimos envolver mais de 35 municípios e temos ainda as modalidades para deficientes que este ano estão totalmente inseridas no dia-a-dia da competição. Estamos todos ansiosos.”, disse o coordenador.
Palcos das competições
Os jogos acontecerão em palcos consagrados por terem sediados grandes eventos na história do esporte amazonense. Como o ginásio Nininbergue Guerra, situado no bairro São Jorge, Zona Oeste da capital, que será o cenário de toda a competição de basquete.
A pista de atletismo do Mini Campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi o local escolhido pela organização para ser receber as provas relacionadas ao esporte. O Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou receberá as disputas de skate, que pelo segundo ano consecutivo faz parte dos jogos.  A tabela de jogos está disponível no site.
Fonte/Foto: ACRITICA.COM/Michael Dantas


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.