CRÔNICA DO MONTE JÚNIOR

GUERNICA ASSUSTOU OS  ASSASSINOS NAZISTAS

Guernica (Espanha) após o bombardeio.

Guernica, o quadro de Pablo Picasso.
Do mesmo modo que um time de futebol treina para um grande embate futebolístico, garanto que a Alemanha assim o fez, nas  vésperas da segunda guerra mundial. Treinou e testou sua artilharia bélico-assassina na Espanha.
Durante a guerra civil espanhola, exatamente na cidade de GUERNICA, que era a capital do país basco, houve um feroz bombardeio dos seguidores do ditador FRANCISCO FRANCO sendo utilizado o armamento alemão. Foi devastador e a cidade indefesa e seus habitantes ficaram despedaçados. A tragédia ocorreu em 26 de abril de 1937. O pintor malaguenho PABLO PICASSO, comovido com as consequências da violência,... prefiro dizer.. compôs o mural GUERNICA. Quando ele expôs o quadro em Paris que estava ocupada pelos alemães, causou interesse e, por se tratar de uma obra com traços ainda não conhecidos, PICASSO estava inventando a arte cubista, foi visitado pelos comandantes nazistas que estavam na cidade. Um dos generais bastante alto e corpulento, postou-se ante o quadro e ficou abismado com o que via. Picasso com estatura bem menor, estava ao lado do quadro. O general nazista encarou PICASSO e perguntou... Quem fez isso ???
O mestre não titubeou... VOCÊS !!!
O assassino chefe bateu em retirada.
Hoje o histórico quadro está em exposição no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia em Madrid e comove que o vê pela primeira vez. O mural é efetivamente uma visão profética da desgraça que apenas estava começando.



*Dr. Antonio Monte Júnior é natural de Nhamundá-AM, onde reside. É advogado, por formação, e atua em todo o Amazonas. Além de cronista, articulista e poeta, lógico. Publica suas crônicas e artigos regularmente em <amazôni@contece>.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.