AMAZONAS: CANDIDATOS DISPUTAM HORÁRIO ELEITORAL NA TV
Pleiteantes ao cargo de governador travam uma guerra
nos bastidores para assegurar, a partir de alianças, tempo de propaganda
Dois fatores que podem
contribuir na vitória de uma eleição majoritária estão sendo disputados "a
tapa" pelos principais pré-candidatos ao Governo do Amazonas: o apoio dos
partidos políticos e seus respectivos tempos no rádio e na TV. Os dois principais
candidatos à disputa, o senador Eduardo Braga (PMDB) e o governador José Melo
(PROS), receberam as primeiras adesões de siglas partidárias nas últimas
semanas.
Embora tenha o maior
número de legendas, até agora, sete ao todo (PROS, PSD, DEM, PTN, PSC, PSL, PRP),
o tempo de exposição de Melo no rádio e na televisão, caso a propaganda
eleitoral gratuita estivesse começado, seria de 3 minutos e 6 segundos, sem
contar o tempo a ser distribuído igualitariamente (1/3) entre os partidos, pelo
Tribunal Regional Eleitoral (TRE) - em torno de 26 segundos.
O senador Eduardo Braga já
recebeu o apoio oficial do PT, PTB, PRB e PPL. Hoje, o PCdoB, da senadora
Vanessa Grazziotin, embarca na candidatura Braga levando à coligação seus quase
43 segundos. Reunindo o tempo previsto do PMDB, que é de 2 minutos e 34 segundos,
o senador contaria hoje com 7 minutos e 33 segundos porque o PT, com a maior
bancada de deputados federais, dispõe de generosos 3 minutos e 3 segundos de
propaganda.
Amazonino
No jogo das
probabilidades, tudo indica que o PDT, do ex-governador Amazonino Mendes, que
conta com 43 segundos de tempo no rádio e na TV, ficará ao lado do senador
peemedebista. Se essa parceria se concretizar, virão também o PV, PRTB e PTC,
todos sob influência de Amazonino, e mais 44 segundos das três legendas.
A última aquisição da
chapa Braga poderá ser o Solidariedade (SD), comandado pelo deputado federal
Henrique Oliveira. O senador tem cortejado o parlamentar, mas Henrique diz não
ter desistido de uma candidatura própria ao Governo do Estado. O tempo do SD é
de 1 minuto. A partir dessas conjeturas, Eduardo Braga teria 11 partidos e
quase 10 minutos na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão que
começa no dia 19 de agosto.
Alfredo
O governador José Melo
também poderá ampliar o seu arco de alianças e o tempo no rádio e na televisão.
Um deles é o Partido da República (PR), do senador Alfredo Nascimento. Embora
venha afirmando que as aparições ao lado do governador não significam aliança
para as eleições, Alfredo e o PR tendem a ficar com o PROS, assim como o PRTB,
do irmão dele, Evilázio Nascimento. As duas legendas têm 1 minuto e 40
segundos, um bom tempo de exposição na mídia eletrônica.
Pelo fato de ter
participado de dois encontros com Melo, o PHS, do vereador Wilker Barreto,
tende a compor a chapa do PROS e garantir seus 2 segundos na propaganda
eleitoral. Por esses cálculos, o governador teria até aqui o apoio de 10
partidos e um total de 4 minutos e 48 segundos no rádio e na TV.
PSB, PPS e PMN estão na
disputa
A disputa eleitoral no
Amazonas, no entanto, não se resume apenas ao senador Eduardo Braga e ao
governador José Melo. O PSB, com 1 minuto e oito segundos de tempo no rádio e
na TV, vai lançar o deputado estadual Marcelo Ramos. O PPS, dono de 27 segundos
de propaganda eleitoral gratuita, está determinado na candidatura do
vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão. E ainda tem o nome do deputado estadual
Chico Preto, do PMN, que conta com dois segundos de tempo na TV.
Há quem aposte na união
dos três partidos e dos seus respectivos nomes e transformar em uma só
candidatura, mas a estratégia do PSB, PPS e PMN é ampliar o leque de opções na
primeira fase das eleições para levar o pleito ao segundo turno.
Os partidos chamados de
“esquerda” não vão se unir nas eleições de 2014. O Psol, único com tempo previsto
de 21 segundos e 46 décimos, por ter três representantes na Câmara dos
Deputados, queria uma coalizão de forças no Amazonas, mas PSTU, PCO e PCB vão
lançar candidatos próprios porque todos terão candidatos a presidente da
República. Terão direito apenas ao tempo que será distribuído igualitariamente
entre os partidos.
Propaganda eleitoral
A propaganda será
veiculada entre 19 de agosto e 2 de outubro. Os programas serão transmitidos
duas vezes por dia e cada um terá 25 minutos. O tempo exato dos partidos e das
coligações para as eleições de 2014 será calculado e distribuído pelos
Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a partir de julho, após ocorrerem as
convenções. De acordo com a legislação, o espaço no horário eleitoral gratuito
de 2014 será proporcional ao tamanho da bancada na Câmara conquistada nas
eleições de 2010.
Fonte/Arte: Antônio
Paulo - acrítica.uol.com.br/Heli Mascarenhas
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