UMA CONSULTA MÉDICA A 6 REAIS, PODE?

 - por Karlisson Eder da Cunha Lima (*)
Recentemente, uma prefeitura do oeste do Pará abriu concurso público para vários cargos de nível superior, e dentre eles médico clínico geral.
O salário base da função de médico é 3.500 reais, destinado a um trabalho de 30 horas semanais.
Agora, vamos fazer as contas e tentar entender um dos motivos para a falta de médicos no interior do Brasil.
Desse salário base de R$ 3.500, retiramos 400 reais de INSS e 787 reais de imposto de renda de pessoa física. Logo, subtraímos 100 reais de ISS. No final, o nobre médico receberá 2.213 reais líquido.
Para cumprir uma carga horária de 30 horas, o médico deve trabalhar 6 horas diárias, Neste tempo, ira realizar 16 consultas por dia, com duração em média de 22 minutos cada.
Existem consultas que duram menos tempo (por exemplo, de tratamento de conjuntivite) e consultas que duram mais tempo (tratamento de baixa estatura). Trabalhando todos os dias, durante 30 dias, o médico irá realizar, em média, 350 atendimentos/mês.
O salário líquido do médico no final do mês é próximo a 2.213 reais. Fazendo as contas, em cada consulta o clínico geral irá receber cerca de 6 reais líquidos por atendimento concluído.
Pergunto aos eleitores do blog: cortar o cabelo custa 6 reais? Lavar um carro custa 6 reais? Consertar um pneu de uma moto custa 6 reais?
Claro que não! Por que então um clínico geral tem que ganhar 6 reais em uma consulta médica? Será que é justo pagar 6 reais para um profissional que pode salvar a sua vida durante o tempo de consulta?
Os mais críticos poderiam perguntar qual motivo uma prefeitura oferece “apenas” 3.500 reais para cargo de médico em concurso público? Respondo: infelizmente a administração de um pequeno município não pode, pois existe uma coisa chamada de RESPONSABILIDADE FISCAL, que impõe o controle dos gastos dos municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos.
Outro fato é a municipalização da Saúde, fenômeno esse que obriga o gestor a pagar praticamente todas as responsabilidades da saúde publica exigidas pela Constituição.
Qual prefeitura pode oferecer um concurso público com salário melhor? Respondo: somente cidades que tenham uma boa arrecadação tributária, como por exemplo, as capitais e grandes metrópoles.
Agora vocês conseguem entender o motivo da falta de médicos em alguns interiores do país?
Esse “vazio assistencial” que esta se formando nas pequenas cidades não é culpa dos prefeitos e nem dos médicos, mas sim culpa do governo federal, pois não consegue criar uma política pública NACIONAL capaz de interiorizar o médico, oferecendo-lhe vantagens salariais, assim como progressão de carreira nos moldes do que existe no Judiciário.
- – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – -

* É médico e reside em Santarém. Publicado originalmente em      jesocarneiro.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.