PESQUISA DE CLIMA COMPROVA ENGAJAMENTO DE FUNCIONÁRIOS DA ALCOA

A unidade da Alcoa no município de Juruti, Oeste do Pará, comemora um dos melhores índices de engajamento dos funcionários. A empresa, líder do mercado mundial de alumínio, realiza anualmente uma pesquisa de clima organizacional entre todas as suas unidades no mundo. A planta de Juruti, que caminha para o quinto ano de operações, tem demonstrado que possui um ambiente de trabalho positivo e motivador: 86% dos funcionários estão engajados com a Companhia, seus Valores e suas maneiras de atuação.
A sondagem, chamada Global Voices, é realizada por uma empresa de consultoria norte-americana. “A pesquisa avalia sistematicamente a opinião dos profissionais sobre a relação de trabalho, liderança, vontade de permanecer, expectativas e sobre a própria empresa. A partir dos resultados, definimos planos de ação para contribuir com o ambiente de trabalho e promover as melhorias necessárias ao sucesso das operações. Além disso, o colaborador vê a pesquisa como um canal de diálogo”, destaca Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos da Alcoa Juruti.
O Técnico de Qualidade Lucivaldo Souza Fernandes confirma a expectativa dos funcionários tendo a pesquisa como condutor de um relacionamento cada vez mais próximo entre as equipes, as lideranças e a própria empresa. “Por meio da pesquisa consigo conversar com a companhia, propor e sugerir ações. Um ponto digno para a nota de engajamento é a comunicação aberta e direta que temos com as lideranças. Isso reflete diretamente na motivação”, afirma Lucivaldo.
O monitoramento contínuo sobre o ambiente de trabalho, juntamente com outras iniciativas, como a valorização da mão de obra local – cerca de 75% dos funcionários da Alcoa Juruti é de  paraenses – e o respeito à diversidade – 20% do efetivo total é de mulheres, entre as quais 45% ocupam posições técnicas, de engenharia e de liderança –, rendem à Alcoa, há 12 anos, uma posição no ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar e há dois anos melhor empresa para as mulheres trabalharem no Brasil, de acordo com o Great Place to Work Institute, em parceria com a revista Época. Também foi considerada pela revista Você S/A como uma das melhores empresas para se começar a carreira, contando com programas robustos voltados aos novos engenheiros, estagiários e jovens aprendizes.
Sobre a Alcoa
A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 60 mil funcionários e integra pela décima segunda vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.
No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária de 18,2% na companhia Mineração Rio do Norte (MRN), maior produtora brasileira de bauxita, matéria-prima do alumínio, localizada no oeste do Pará; e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. Em 2013 foi considerada a empresa mais sustentável no seu setor de atuação e na categoria Relação com os Fornecedores do Guia Exame de Sustentabilidade. No mesmo ano, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

Fonte: Juliana Gatto – Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.