EM PARINTINS, RIO AMAZONAS SOBE CERCA DE SEIS CENTÍMETROS POR DIA

Rio Amazonas sobe seis centímetros por dia em Parintins

Construção de pontes e passarelas é realizada no município.
Quatro ruas da área urbana começaram a ser afetadas pela água.
Uma régua pluviométrica da Capitania dos Portos, instalada em Parintins, registra a subida do Rio Amazonas. Segundo dados divulgados pela prefeitura nesta terça-feira (29), a média diária de subida do nível do rio é de seis centímetros. Ruas já começaram a ser inundadas na área urbana do município, distante 369 km de Manaus. Outros 14 municípios do Amazonas decretaram emergência e dois estado de calamidade por conta do avanço dos rios.
Segundo a Defesa Civil, cerca de 30 pessoas trabalham na construção de pontes que são montadas nas áreas baixas da cidade afetadas com a subida das águas. Nos bairros Itaguatinga e Itaúna 01, pelo menos, quatro ruas já foram inundadas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Parintins, Suammy Patrocínio, mais de 200 metros de pontes e 150 metros de passarela foram construídas no Itaguatinga por meio de estruturas pré-moldadas. A montagem de 600 metros de pontes e 300 de passarela deve começar nesta terça-feira, na rua Antônio Meireles. A via pública é uma das mais afetadas nas grandes enchentes.
Emergência
Catorze municípios decretaram estado de emergência por conta da cheia nos rios que afetam principalmente as calhas dos rios Purus, Madeira e Juruá, nas regiões Sul e Oeste do Amazonas. Humaitá e Boca do Acre já declararam estado de calamidade pública. Os dados fazem parte do levantamento divulgado no dia 23 de abril pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), e foram coletados diretamente junto às prefeituras e órgãos de Defesa Civil do Estado.
Os municípios amazonenses em estado de emergência são: Apuí, Borba, Canutama, Envira, Guajará, Ipixuna, Iranduba, Itamarati, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Pauiní e Tapauá.

Fonte/Fotos: G1 AM/Divulgação Prefeitura Parintins

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.