TURISMO: ARQUIPÉLAGO MARAJÓ, NO PARÁ, VIRA MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO DE ILHAS TURÍSTICAS DO BRASIL

Praia Pesqueiro, em Soure, no Arquipélago Marajó, no Pará.
É o maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo, banhado pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins
BELÉM - O Marajó acaba de entrar para a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas. A adesão foi formalizada pelo prefeito de Soure, João Luiz Melo, neste final de semana, ao assinar um termo de compromisso com o prefeito de Paranaguá (PR), Edison Oliveira Kersten, idealizador do projeto de criação da nova entidade representativa desse setor turístico. Edison e uma comitiva técnica fizeram uma visita de cortesia ao presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, nesta segunda-feira (24).
Marajó é o maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo, banhado pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. “O Pará tem muitas ilhas, a exemplo do Marajó que é um dos maiores arquipélagos do mundo”, ressaltou o prefeito Edison, ao justificar o convite para que o Pará faça parte da entidade. Segundo ele, a organização dos municípios insulares e ilhas turísticas em uma entidade representativa, inclusive com recursos próprios, “visa atender o conceito de sustentabilidade no turismo e surge para que essas ilhas possam produzir de maneira mais eficaz”, explicou o prefeito de Paranaguá.
Soure tem entre seus atrativos turísticos mais fortes a Ilha Mel, administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), por meio de um programa de manejo. No local, onde não é permitida a tração animal ou a motor, dos 2.700 hectares, apenas em 200 há permissão de uso, o restante é reserva ecológica, e ainda existem recantos onde não é permitida a presença de visitantes.
O presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, Rafael Guttierres Júnior, agradeceu o convite e ratificou a importância de ter o Pará entre os membros da Associação de Ilhas Turísticas. “Chegou o momento das ilhas serem reconhecidas como merecem”, afirmou o gestor, que propõe uma entidade com uma nova visão de trabalho.
Durante o encontro o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, disse que além de Marajó o Pará tem outras ilhas, como a de Maiandeua, que tem como principal atrativo a vila de Algodoal, com belas dunas e praias de água doce, dunas de areia branca e a prática de turismo de natureza. Ele apresentou também o relatório executivo do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), que aponta o turismo de natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios como prioridade para o Estado, que busca a liderança em turismo na Amazônia a partir destes segmentos.

Fonte/Foto: Portal Amazônia/Ray Nonato

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.