PNEUS ‘MADE IN AMAZONAS’
O Amazonas está despertando interesse da primeira
fabricante de pneu do mundo, a japonesa Dunlop, que pretende instalar uma
fábrica no Estado até cinco anos
A primeira marca de pneus
do mundo, a japonesa Dunlop, pretende excetuar
metas ousadas de expansão para o Brasil, com destaque para o Norte,
apenas um ano após instalar sua matriz brasileira, em Curitiba (PR). Só em
Manaus são cinco lojas lideradas pela Pneu Forte, representante da Dunlop na
região. A empresa vai construir novas fábricas em outros Estados considerados
estratégicos para o fortalecimento da marca até 2020 e o Amazonas está entre os
mais observados. Cada fábrica vai gerar mil novos empregos diretos, além de
centenas indiretos, segundo diretores da empresa.
Os gestores da
multinacional estiveram em Manaus, no último dia 20, para conhecer as novas
instalações da sexta loja da Pneu Forte que está prestes ser inaugurada, mas
cuja localização ainda é mantida em segredo, como estratégia comercial.
De acordo com o gerente
comercial e de marketing da Dunlop, no Brasil, Renato Baroli, a empresa quer
ser líder do mercado e segue atrás da meta impulsionada pelos bons resultados
obtidos em um ano de operação no País. "É um desafio crescer muito mais,
porém é algo possível e, inclusive, em algumas linhas estamos iguais aos nossos
concorrentes que estão no mercado brasileiro há muito mais tempo. É importante
dizer que nossa fábrica não é nenhuma empresa que foi desativada em outro lugar
do mundo e trazida para cá. Ela é completamente nova com um investimento de R$
750 milhões e são os equipamentos de última geração que dão a alta qualidade
dos nossos produtos”, disse.
Até 2012, existiam cinco
grandes fabricantes de pneus no País que dominavam a preferência dos
consumidores. A disputa ficou mais acirrada com a instalação da Dunlop, apesar
de seus produtos estarem no Brasil há vários anos, por meio de importação da
matriz no Japão.
Embora seja a mais nova,
ou a “caçula” como Baroli prefere dizer, a Dunlop mostrou para as concorrentes
que é competitiva e que seus produtos tem qualidade ao conquistar 5,5% do
mercado nacional na produção e venda de pneus de passeio e 4,4% dos pneus de
carga, o que inclui pequenos veículos utilitários e vãs. Em Manaus, a Dunlop está
entre as três principais líderes do mercado, sendo que a Pneu Forte distribui
os produtos para os Estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, além do
interior do Amazonas. A representante vai inaugurar mais uma loja no dia 15 de
maio, em Belém.
Fonte/Foto:
Florêncio Mesquita – acrítica.uol.com.br/Reprodução


Nenhum comentário:
Postar um comentário