INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA: J.F.OLIVEIRA INVESTE EM AVIÃO ANFÍBIO CERTIFICADO PARA TRANSPORTAR BARAK OBAMA


Principal operadora da Região Norte no transporte fluvial de cargas via balsas na rota Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), com uma média mensal de 201 mil toneladas de produtos movimentados pelos rios amazônicos mensalmente, a empresa J.F. Oliveira lançou esta semana seu plano de ações e investimentos para 2014, que inclui ampliação e modernização da frota, infraestrutura com aquisição de novos e inéditos equipamentos como aeronaves a serem usados no apoio e suporte das embarcações.
Com pátios exclusivos para embarque e desembarque próximos ao Distrito Industrial de Manaus – além das filiais na capital do Pará e de Rondônia – a empresa que faz parte do Grupo Chibatão, chega ao final do primeiro bimestre de 2014 com mais de 90 mil m² de área e um inédito píer flutuante no qual é possível operar três embarcações simultaneamente.
A estrutura aguarda apenas liberação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para entrar em funcionamento.
“O tempo médio para carregar completamente uma balsa é de uma hora. Com este projeto, único no Norte e Nordeste do Brasil, atenderemos três (balsas) ao mesmo tempo, aumentando a competitividade e a eficiência da economia do Amazonas”, explicou o vice-presidente da companhia, Jean Bergson, ao acrescentar que a maior parte das cargas transportadas via balsas são produtos destinados ao comércio, ao Polo Industrial de Manaus e ao setor de serviços em geral, como alimentos, móveis e veículos.
Com uma frota própria de 120 balsas e 80 empurradores, A J.F. Oliveira também concluiu nestes primeiros meses de 2014 a implantação do sistema de monitoramento e rastreamento via satélite de todas suas embarcações além de substituição do maquinário.
Com as mudanças, o tempo médio de viagem entre Manaus e Belém é de quatro dias e no sentido contrário (subindo o rio) é no máximo de sete dias.
Aeronaves
Principais “estrelas” do programa de modernização da J.F. Oliveira, as duas aeronaves adquiridas pela companhia destinam-se ao atendimento in loco e 24 horas por dia, das balsas, empurradores e tripulações das embarcações da empresa e seus clientes em qualquer lugar da Amazônia, com maior agilidade no transporte das equipes de manutenção, mecânicos e peças de reposição.
Com capacidade para 12 passageiros e duas toneladas de peças e acessórios, o avião turboélice modelo Caravan Anfíbio de asa alta, será utilizado para missões de longa distância em regiões de difícil acesso ou em condições climáticas ruins. O modelo é utilizado em mais de 60 países para esta finalidade e é o único certificado pelo governo norte-americano para transportar seu presidente.
 Além de ser utilizado para transporte de equipes e materiais de reposição, o helicóptero modelo AS 350B3e - Esquilo, é equipado com cabos de aço com capacidade para içar até seis toneladas de cargas maiores.
“Quando o motor de uma balsa quebrava em qualquer ponto do rio, por exemplo, eram necessárias horas e até dias para que outra embarcação fosse até o local e fizesse o atendimento que passa a ser imediato”, ressaltou Jean Bergson.



Fonte/Fotos: Press  Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.