HOJE, EM SANTARÉM: MP REUNIU COM REPRESENTANTES DA REDE CELPA
Em Santarém, o Ministério
Público do Estado e o Procon fizeram reunião conjunta com os representantes da
Rede Celpa para tratar da melhoria dos serviços de energia elétrica nos
municípios de Santarém, Mojui dos Campos e Belterra. Representantes da
Organização dos Advogados do Brasil (OAB), seção Santarém, também participaram.
A promotora de justiça
Renilda Guimarães expôs aos representantes da Celpa os principais problemas em
relação à prestação de serviços da concessionária, principalmente em relação ao
atendimento ao consumidor, incluindo desde o fornecimento até a cobrança de
contas indevidas, ou de alto valor por conta da leitura não regular.
A coordenadora do Procon,
Silvania Melo, esclareceu que se trata somente do cumprimento por parte da
empresa, de resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
que estabelece os direitos e deveres do consumidor de energia elétrica. O
presidente da OAB em Santarém, Ubirajara Bentes Filho, reiterou a exigência do
cumprimento da resolução.
O representante da Rede
Celpa, Augusto Dantas Borges, representante da Celpa, explanou sobre a situação
atual da empresa em relação a projetos de melhoria implantados e a serem
implantados pela concessionária. Explicou que a empresa, sob recuperação
judicial, foi assumida pela nova gestão com problemas que precisam de um prazo
relativamente extenso para que sejam solucionados.
De acordo com a diretora
do Procon, é necessário que a Celpa melhore o atendimento ao consumidor direto,
para que evite que a situação chegue ao órgão. O MP pediu também a melhora da
comunicação, já que há algum tempo os ofícios encaminhados à concessionária não
têm sido respondidos com a rapidez necessária, gerando demora e causando mais
transtornos ao consumidor. A OAB alertou para que as melhorias aconteçam mais
rapidamente, para evitar uma Ação Civil Pública, tal como ocorreu em Marabá
(Pa).
Os representantes da Celpa
propuseram nova reunião a ser realizada no dia 31 de março para apresentar
propostas de melhorias. E que antes dessa data o Procon, OAB e MP encaminhem à
Celpa as principais reclamações para que sejam analisadas na elaboração dessas
propostas. A empresa se comprometeu ainda em trazer informações detalhadas
sobre as unidades consumidoras e sobre o tempo de resposta ao consumidor nos
municípios de Santarém, Mojuí e Belterra.
Fonte/Foto:
MP PA/Arquivo AA
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