CHEIA: AM TEM SEIS MUNICÍPIOS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA E SETE EM ALERTA
Seis municípios do
Amazonas já decretaram Estado de Emergência por conta da cheia dos rios da
região segundo levantamento divulgado pela Associação Amazonense de Municípios
(AAM) na manhã desta segunda (17). Além de Boca do Acre - o primeiro a anunciar
-, passam a integrar a lista os municípios de Pauini, também na Calha do Purus,
Envira, Guajará, Ipixuna (todos no Rio Juruá) e Humaitá, no Rio Madeira.
Em pelo menos duas destas
cidades, o tráfego na principal via de ligação terrestre com o restante do País
está seriamente comprometido: na BR-317, que liga Boca do Acre à Rio Branco
(AC), um trecho de terra está intransitável e na BR-319 – Humaitá / Porto Velho
(RO) – partes da estrada estão quase submersas e caminhões guincho particulares
cobram R$ 40 para fazer a travessia de carros de passeio.
Ainda de acordo com os
dados recolhidos pela entidade junto às prefeituras, outros sete municípios –
Apuí, Borba, Manicoré, Novo Aripuanã, Canutama, Lábrea e Carauari – estão em
Alerta e devem anunciar Emergência nos próximos dias. Segundo os gestores, mais
de 1,6 mil famílias já roam atingidas ou estão desabrigadas.
“Na região do Madeira
temos mais um agravante que são as barragens das usinas hidroelétricas de Santo
Antônio e Jirau em Rondônia. Para evitar que elas transbordem, as comportas são
abertas com frequência, afetando diretamente a cheia do rio e os municípios
amazonenses, que não receberão nenhuma compensação energética ou financeira,
mas ficam com todos os ônus”, alertou o secretario da AAM e prefeito de Juruá,
Tabira Ferreira.
Defesa Civil
Na próxima quarta-feira
(19), a Associação Amazonense de Municípios promove reunião técnica com a
Defesa Civil Estadual e a Companhia de Pesquisa de Recursos Mineiras (CPRM)
para planejar ações e reavaliar requisitos e documentações necessárias para
solicitar o auxílio financeiro do Governo Federal para o atendimento aos
desabrigados e recuperação da infraestrutura afetada pela cheia. As informações
coletadas serão repassadas em encontro que a entidade promoverá no final do mês
com os dirigentes e coordenadores das defesas civis municipais em Manaus.
O objetivo é evitar o que
aconteceu ano passado, quando dentre os 45 municípios do Estado que decretaram
Emergência, 23 foram habilitados pelo Ministério da Integração /Defesa Civil
Federal e apenas três (Manacapuru, Envira e Manaus) receberam os recursos, em
um total de R$ 7,3 milhões. Em 2012, os 51 municípios amazonenses em Emergência
receberam da União R$ 35,2 milhões.
“Decretar Estado de
Emergência não significa que a verba federal vai chegar. Estamos nos
antecipando a uma série de questões burocráticas para que a população não fique
sem assistência e evitar que as administrações municipais do interior sejam
mais prejudicadas”, explicou Tabira Ferreira, ao acrescentar que sem a ajuda
humanitária do Governo do Amazonas em 2013, as perdas seriam maiores.
A AAM também irá solicitar
da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil celeridade na liberação de
recursos para os 34 municípios do Amazonas selecionados no programa federal
Cartão de Pagamento de Defesa Civil e apontados pelo órgão como mais
suscetíveis a desastres naturais. Em todo o Brasil, 821 municípios estão na
lista.
Fonte/Mapa:
Press Comunicação/guiageo.com


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