ANDARILHO PRETENDE CONHECER 50 PAÍSES VIAJANDO A PÉ

Há mais de 10 anos ele se dedica a ser o homem que percorreu mais países no mundo a pé. Já são 16 países, num total de 22.903 quilometros
Mateus Coutinho tem 61 anos de idade e uma história muito peculiar. Há mais de 10 anos ele se dedica a ser o homem que percorreu mais países no mundo. Até ai tudo normal, mas ele pretende fazer isso a pé. Até o momento, Mateus já andou 16 países, num total de 22. 903 quilômetros em uma jornada que já completou 808 dias.
Tudo começou quando ele tinha 50 anos. Após os filhos se formarem, seu Mateus decidiu que era a hora de iniciar o desafio, que na verdade era um sonho muito antigo. A primeira viagem foi feita a partir de Belém do Pará e teve como destino a cidade Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
- Quando fiz uma viagem de Belém ao Rio de Janeiro, em 1975, só que fui de navio e de lá trabalhei alguns anos em uma agência de navegação, então estava sempre a bordo. Dali surgiu a ideia de começar a viajar a pé, porque assim eu aproveitaria melhor a viagem. Esperei meus filhos se formarem para que eles pudessem entender  o meu sonho. Até então já foram 16 países e a meta é fazer 50, com 40 mil quilômetros percorridos.
Todos os registros de suas andanças são guardadas em revistas, que já deram origem a três edições. A quarta ainda está em fase de criação e ele pretende dedicar nela um espaço especial para sua aventura nas cidades de origem portuguesas localizadas em solo paraense. Alter do Chão e Santarém estão no roteiro.
-A minha proposta é visitar as cidades lusoparaenses. Com a minha chegada a Santarém, encerro esta etapa. Aqui percorri o caminho da colonização portuguesa e a partir do dia 20 de abril estarei indo para Portugal e percorrer as cidades lusitanas que inspiraram os nomes das cidades daqui.
Mateus iniciará a nova etapa a partir da capital, Lisboa e durante este novo desafio ele pretende quebrar o recorde do britânico  que percorreu 23.250 quilômetros e atualmente detém o titulo da pessoa que mais viajou a pé na história. Faltam apenas 347 quilômetros para superar a marca.
- Para mim vão ser duas alegrias. Uma por ter percorrido as cidades do Pará e de Portugal e de quebra ainda poder superar o recorde mundial.
Indagado sobre o segredo de tanta saúde e motivação para continuar as viagens a pé até 2018, quando pretende encerrar o desafio, o andarilho é direto.
- Primeiro você tem que ter um controle psicológico muito grande para superar os obstáculos que encontramos no caminho durante as viagens. A maior motivação é a realização do sonho. Se você tem um sonho, você deve acreditar nele até o fim para realiza-los. Quero andar até os 70 anos, se possível, e poder servir de inspiração para as próximas gerações como alguém que alcançou o seus objetivos.

Fonte/Foto: globoesporte.com.br/Divulgação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.