SAIBA TUDO SOBRE O CAMPEONATO PARAENSE DE FUTEBOL DE 2014

Gavião Kyikatejê é o primeiro time indígena do futebol mundial. 

'Parazão' inicia neste domingo com time indígena e clube centenário; no total oito equipes estão em busca do título.
BELÉM – O Campeonato Paraense de Futebol inicia a nova temporada neste domingo (12). Oito equipes disputam o título do 'Parazão', que tem como maiores campeões os times Paysandu e Remo. Juntos, eles somam 87 conquistas em 101 edições disputadas – 45 títulos do Paysandu e 42 do Remo.
O Campeonato Paraense será disputado no sistema de turno e returno. Os oito times se enfrentam na primeira fase e os quatro melhores classificados avançam para as semifinais. Os campeões dos dois turnos se enfrentam na final para decidir quem fica com o título do estadual. Caso o mesmo time conquiste os dois turnos, ele automaticamente consagra-se campeão do torneio.
Favoritos
Atual campeão paraense, o Paysandu comemora o ano do seu centenário. Em 2013, a equipe bicolor foi rebaixada para a Série C do Campeonato Brasileiro. Apesar do fim de ano melancólico, o clube aposta em uma temporada de sucesso. A principal novidade do 'Papão' para 2014 é o atacante Lima, vindo do Joinville-SC, clube do qual é o maior artilheiro da história com 140 gols.
Além de Lima, o Paysandu contratou outros cinco jogadores. Segundo o supervisor de futebol do bicolor, Dias Renato, o clube adota uma postura coerente nas transferências. “Não adianta contratar qualquer jogador, temos que buscar os jogadores certos. No ano passado fizemos uma série de contratações, mas o time acabou naufragando”, relatou.
Renato também afirma que o clube busca mais quatro jogadores. Outra prioridade é garantir a manutenção do principal destaque do time: o lateral-direito Yago Pikachu, que tem proposta do time Goiás. “O Yago tem contrato com o time até 2015. Se depender do Paysandu, o jogador não sai”, contou o dirigente.
O Remo é o principal concorrente do Paysandu pelo título estadual. O time azulino ousou ao contratar jogadores de renome como os meias Eduardo Ramos e Athos e o atacante Leandrão. O clube, no entanto, não disputou nenhuma série do futebol brasileiro em 2013 e ficou sem calendário esportivo no segundo semestre do ano.
Um dos novos contratados da equipe azulina, o meia Athos se mostra empolgado com o novo desafio. “Sei que o desafio é grande, mas o Remo tem um projeto ousado. O time investiu forte, até mesmo na parte estrutural, construindo um centro de treinamento, comprando um ônibus próprio. Nossa missão é reerguer o clube”, contou. O jogador carioca já havia atuado na Região Norte em 2004, quando defendeu o Nacional do Amazonas por dois meses.
'Azarões'
Apesar da hegemonia de Paysandu e Remo, o Parazão também costuma reservar surpresas de times do interior. Em 2013, o Paragominas, da cidade homônima, conquistou um inédito vice-campeonato estadual. Entretanto, de acordo com o diretor de futebol do clube, Leomar Andrade, o elenco mudou radicalmente com relação ao ano passado. “A equipe mudou bastante, mas eu acredito que tenha a mesma qualidade ou até mais. Estamos montando um time 'pra' brigar por título”, disse ao Portal Amazônia.
Nesta temporada, o Paragominas disputa três competições no primeiro semestre: Campeonato Paraense, Copa do Brasil e Copa Verde. Andrade destaca que a prioridade da equipe é o estadual. “Temos que focar nossas atenções no Paraense, até para conseguir uma vaga em uma competição nacional”, relatou. Ainda segundo o diretor, o elenco do 'Jacaré', como o time é conhecido, atualmente conta com 33 jogadores – sendo dez novos contratados, entre eles o atacante Aleílson, ex-Flamengo.
Campeão estadual em 2012, o Cametá aposta em jovens jogadores para surpreender novamente. A equipe promoveu nada menos que 12 jogadores de suas categorias de base para o time principal. O Independente Tucuruí, campeão em 2011, também quer resgatar seus momentos de glória. A principal novidade da equipe é a contratação do técnico Lecheva, ex-treinador do Paysandu.
Promovido à primeira divisão do estadual em 2011, o São Francisco é o único time do município de Santarém na elite do Parazão. Apesar do pouco tempo na primeira divisão, o projeto do clube é ousado. “Nossa missão é chegar na final. Temos uma base de jogadores da própria região que conhecem melhor a competição, estão mais experientes e amadurecidos. Somando essa base a algumas contratações nossa missão é surpreender”, afirmou o presidente do São Francisco, Deley Santos.
Time indígena
A grande novidade da edição 2014 do Parazão é a presença de um clube indígena. O Gavião Kyikatejê, primeiro time indígena do futebol mundial, conseguiu o acesso à elite do futebol paraense. Quatro atletas do time são da tribo que dá nome ao clube, incluindo o atacante Aru Somprè, artilheiro da equipe.
O Gavião Kyikatejê, fundado em 2009, conta com uma comissão técnica e jogadores não-indígenas. O método de treinamento dos atletas incluía corridas com toras de 50 quilos nas costas e natação em igarapés. Um documentário sobre o primeiro time indígena da história foi realizado por uma produtora francesa.
Abertura
O Campeonato Paraense inicia neste domingo (12) com três jogos. Às 16h (horário de Brasília), o Paysandu enfrenta o Gavião Kyikatejê. No mesmo horário, o Santa Cruz encara o São Francisco e o Paragominas joga contra o Independente de Tucuruí. Na segunda-feira (13), fechando a rodada de abertura, o Remo recebe o Cametá às 20h30.

Fonte/Foto: portalamazonia.com/Divulgação - Gavião Kyikatejê

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.