EM SANTARÉM, CELPA LIDERA RECLAMAÇÕES NO PROCON EM 2013
Concessionária de energia teve 206 registros no
Procon, em Santarém.
Procon diz que reclamações são proporcionais ao número
de clientes.
A Centrais Elétricas do
Pará (Celpa) liderou a lista de reclamações na Procuradoria do Consumidor
(Procon) em Santarém, oeste do Pará, em 2013. De um total de 1.830 reclamações
registradas pelo órgão durante o ano, 206 foram referentes aos serviços
prestados pela concessionária.
A maioria das queixas
refere-se à cobrança complementar em faturas posteriores, ao não lançamento do
consumo correto na fatura mensal, pedidos de instalação e religação não
atendidos, descumprimento dos prazos para atendimento de vistorias, não envio
de faturas ou dúvidas sobre os valores cobrados, entre outros.
Das 206 reclamações contra
a Celpa, 111 foram resolvidas, três foram encerradas, em nove houve a
desistência da queixa e 77 estão em andamento. Seis casos foram encaminhados ao
Juizado do Consumidor, que ocorre em situações em que a empresa reclamada não
reconhece o possível erro ou não chega a um acordo com o cliente.
O consumidor Luiz Carlos
Ferreira diz que, nos últimos quatro meses, a conta da energia dobrou. Segundo
ele, uma equipe de manutenção esteve no local e recomendou a troca do
equipamento que mede a energia consumida, que já estava desgastado, o que
poderia estar influenciando no aumento da conta. “Fui lá reclamar, pedi a
revisão de fase, pois a energia em casa está fraca, e a troca do equipamento.
Bloquearam a conta do mês de novembro até que fossem feitos os serviços. Em 15
dias, cortaram a energia de casa e colocaram meu nome no SPC [Serviço de
Proteção ao Crédito]”, relatou.
Segundo Ferreira, ele
ligou para a Central de Atendimento da empresa e foi informado que a Celpa
havia tentado entrar em contato com ele, mas não conseguiu. “Eles me disseram
que refizeram a leitura e não encontraram erro. Conclusão: há três meses que a
conta continua vindo alta. A gente teve que pagar a conta, a taxa de religação,
juros e correção da conta que estava bloqueada”, reclamou.
Procon diz que é proporcional
Para a coordenadora do
Procon em Santarém, Silvânia Melo, o número de reclamações de uma empresa é
proporcional ao número de consumidores. “Uma empresa com um grande número de
clientes sempre vai liderar. Esta empresa tem milhares de consumidores, por
isso o grande número de reclamações”, informou.
O papel do Procon é
intermediar a solução dos problemas relacionados às irregularidades na entrega
dos produtos, cancelamento de compras e qualidade dos produtos. “As
providências são tomadas, tanto é que a maioria dos casos é resolvida”,
enfatizou.
Clientes pagam pelo que consomem, diz
Celpa
Em nota, a assessoria de
imprensa da Celpa informou que possuía vários clientes que não eram lidos
regularmente, que eram faturados pela taxa mínima ou que não tinham sistema de
medição. Para mudar isso, a empresa diz que reestruturou o processo de leitura
e faturamento, por meio de manutenção e instalação de medidores, identificação
das unidades consumidoras e regularização de clientes que pagavam apenas uma
taxa. Com isso, segundo a assessoria, os usuários passaram a pagar pelo que
realmente consomem, "estabelecendo uma relação mais justa e transparente
com o cliente, que ao pagar pelo que realmente consome contribuirá para a
melhoria do serviço prestado", destaca a nota.
Ainda segundo a Celpa,
conforme a Resolução 414/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as
concessionárias podem cobrar pelo consumo acumulado nos últimos meses. Nesses
casos, os clientes têm a possibilidade de parcelamento dos valores devidos.
Quanto ao cumprimento de
prazos dos serviços solicitados, a Celpa informa que 99% dos pedidos de ligação
nova e de religação na Regional Oeste, sediada em Santarém, são realizados
dentro do prazo estabelecido pela legislação do setor elétrico.
A Celpa ressalta ainda, em
nota, que todos os casos levados ao Procon são tratados com base na melhor
solução, tanto para o cliente, quanto para a empresa. "No entanto, se
levarmos em conta que a concessionária possui cerca de 2 milhões de clientes, o
número de ocorrências registradas no órgão corresponde a menos de 0,02% do
total de consumidores da empresa, o que evidencia que a Celpa não lidera a
lista de reclamações", finaliza.
Atendimentos no Procon
Do total de 1.830 queixas
registradas no Procon, 1.264 foram resolvidas, 30 foram encerradas, 61 foram
encaminhadas à Justiça e 475 estão em andamento. Segundo o órgão, o número de
casos resolvidos representa 70% dos registros. Para formalizar uma denúncia, o
consumidor deve procurar o prédio do Procon, localizado na avenida Borges Leal,
bairro Aparecida, ou entrar em contato pelo telefone (93) 3523-8274.
Fonte/Foto:
João Machado e Luana Leão – G1/Arquivo


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