EDITAL DE LICITAÇÃO DO ENTREPOSTO DE SANTARÉM É LANÇADO NESTA SEGUNDA-FEIRA


Local vai armazenar televisores, ar-condicionado split, eletroeletrônico em geral e motocicletas 
O Edital de Licitação do Entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém (PA) vai ser lançado nesta segunda-feira (20) e publicado no "Diário Oficial" dos Estados do Amazonas e Pará, respectivamente, com objetivo de credenciar o operador logístico no Amazonas, conforme a legislação.
Segundo o secretário de Fazenda do Estado do Amazonas, Afonso Lobo a solenidade será realizada na sede da Associação Comercial do Município de Santarém, na manhã desta segunda-feira, às 10h quando será aberto o processo de licitação pública para selecionar as empresas que prestarão o serviço de armazenagem e distribuição no Entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém (PA), o 4º implantado no País.
Para Afonso Lobo, o Estado do Amazonas vai ganhar mais uma alternativa logística além de Uberlandia (MG), Resende (RJ) e Ipojuca (PE), com a instalação do armazém geral em Santarém (PA), sendo o 4º Entreposto da ZFM a operar no Brasil. “O governo do Estado tem trabalhado forte não só para aumentar a competitividade tributária dos produtos da ZFM, mas também a atividade logística, por isso nós estamos no 4º Armazém com o objetivo de oferecer opções para as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM)”, avaliou.
De acordo com o vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, representante do Governo na solenidade, o lançamento do Edital de Licitação consolida Santarém como um grande braço logístico da ZFM, “Este gesto expressa um novo momento no relacionamento entre o Pará e o Amazonas, dois Estados gigantescos, que têm uma pauta comum de interesses e precisam trabalhar juntos para o desenvolvimento da Amazônia”, frisou.
O prefeito de Santarém, Alexandre Von, reiterou a importância da implantação do armazém geral no município. “Esta é a primeira vez que a Zona Franca de Manaus coloca um pé no Pará, nos últimos 30 anos, com exclusividade em Santarém”, comemorou.
Política da boa vizinhança
Afonso Lobo afirma que o armazém geral em Santarém é uma alternativa interessante para o Amazonas, que possibilita estreitar as relações entre os dois Estados. No passado houve dificuldades com o Estado vizinho, na questão do transporte de mercadorias do Amazonas por via fluvial e depois mudar o modal para rodoviário. “O governo do Pará entendeu que deveria cobrar o ICMS quando mudasse o modal e nós defendíamos que não, porque mudou o modal, mas não mudou o prestador, havia toda uma discussão sobre essa questão”, lembrou.
Hoje com o entreposto em Santarém, o Estado do Pará está abrindo mão do ICMS daquilo que for distribuído pelo armazém geral, em troca de uma atividade econômica que vai ser estabelecida no município. “Com esse acordo no Confaz para implantação do armazém ajudou muito, pacificamos as dificuldades fiscais que haviam entre os Estados. Gerando emprego e ISS para a cidade de Santarém”, afirmou o secretário amazonense.
O grande fluxo de carga saindo de Manaus seguirá direto para Santarém, dos centros de consumidores nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, através da rodovia Santarém/Cuiabá que será entregue no final de 2014, devidamente recuperada. “O ganho logístico será em média de dois dias, o que encurtará a distância de circulação das mercadorias entre os fabricantes e os clientes”, informou Afonso Lobo.
Os principais produtos que serão armazenados no entreposto de Santarém, são televisores, ar-condicionado split, eletroeletrônico em geral, motocicletas. “São todos os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, com exceção de celular e tablet, que são transportados por via aérea, por ser uma carga de alto risco”, informou o secretário amazonense.

Fonte/Foto: Tanair Maria – Jornal do Commercio/David Alves

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.