CANCELAMENTO DE VOO DA TAM CAUSA TUMULTO NO AEROPORTO DE SANTARÉM
Passageiros reclamam de desorganização e falta de
informação.
TAM diz que pista do Aeroporto de Belém está em
condições inadequadas.
O cancelamento de um voo
3421 da TAM, que sairia do Aeroporto Internacional de Santarém com destino ao
Rio de Janeiro e conexão em Belém, causou tumulto no início da tarde deste
domingo (12). Alguns passageiros esperavam embarque desde a madrugada.
Por volta de 15h, o
funcionário público, Antônio do Carmo Freitas contou que aguardava embarque
para Belém desde às 5h. Segundo ele, a companhia aérea tentou resolver o
problema transferindo os passageiros para outros voos, mas também foram
adiados. “Quando você chega, as atendentes da TAM informam que não tem voo. Eu
preciso estar [segunda-feira] de manhã em Belém e estou o dia todo,
praticamente, sem dormir, sem descansar, sem nada e não tem nem previsão de
colocar a gente em hotel”.
Freitas disse que foi
informado pela companhia que houve o cancelamento por causa da dificuldade de
pouso no aeroporto de Belém. “Isso só depois que nos dirigimos ao balcão que
comunicaram o adiamento”, reclamou do atendimento.
Desde a quarta-feira (8),
passageiros da TAM enfrentam problemas com atrasos e cancelamentos de voos. A
empresa explica que os transtornos ocorrem porque a pista do Aeroporto
Internacional de Belém está em condições inadequadas para decolagens e
aterrissagens.
Como a companhia aérea em
Santarém não faz voo direto para o Rio de Janeiro, os passageiros precisam
fazer conexão em Belém.
No meio do tumulto,
passageiros como o produtor carioca Rodrigo Lopes, que veio passar férias no
Pará e resolveu visitar Santarém, se exaltou por causa da desorganização e
falta de informação. “Nós queremos que atendam todo mundo igualmente, não quem
vai furando fila e entrando em qualquer lugar, a minha revolta é por causa
disso. Não existe organização. A empresa não está sabendo gerir. Não tem fila,
não tem nada. Quem está respeitando, tentando ter o atendimento correto, não
está sendo respeitado”, reclamou.
A eletricista Sâmia
Monteiro, contou que o voo da mãe dela com os dois netos deveria sair às 14h53
desta segunda, mas foi transferido para às 2h30 de terça-feira. “A gente vai
ter que passar o dia aqui no aeroporto? Ninguém fala: ‘olha vou botar vocês num
hotel, vou pagar o táxi de vocês’. A gente está há quatro horas aqui. Se a
gente não correr atrás de informação, não tem informação”, ressaltou.
Em nota enviada na tarde
de domingo (12), a TAM Linhas Aéreas informou que após uma análise minuciosa
das condições de decolagem e aterrissagem no Aeroporto Internacional de Belém,
a companhia decidiu não operar no local em caso de acúmulo de lâminas d’água ou
pista severamente molhada, já que sua prioridade é prestar um transporte seguro
aos seus passageiros. Por isso, desde a última quarta-feira (8), alguns voos
com origem ou destino nesse aeroporto estão sendo impactados. Entre a noite de
ontem e o início da tarde de hoje, foram quatro voos cancelados e sete
reprogramados, com os passageiros reacomodados em outros voos.
A TAM destacou que caso a
pista do aeroporto de Belém continue apresentando condições inseguras para
pouso e decolagem, de acordo com os critérios de segurança da empresa, novos
voos poderão ser cancelados ou alternados para outros aeroportos, por isso é
importante que os clientes procurem informações junto à TAM antes de embarcar.
A empresa lamentou os
transtornos e garantiu que os passageiros impactados estão recebendo toda a
assistência necessária. Esclareceu ainda que isentará da cobrança de taxa de
remarcação ou diferença de tarifa, no prazo de 30 dias a partir da data do voo,
os passageiros afetados. A TAM enfatizou
que a segurança de voo é um valor imprescindível e todas suas ações visam
garantir uma operação segura.
Fonte/Foto:
G1 Santarém/Karla Lima
Um comentário:
pense na cia nogenta,antes qdo tinha varig,transbrasil,vasp,nao tinha nada disso em relaçao ao aeroporto de belem,chuva e normal na regiao amazonica,tam pense nisso.
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